Com 131 metros de altura e apenas 26 unidades, o Auris Residenze, em Balneário Camboriú, se destaca pelo conceito de “arquitetura viva”, com soluções em sustentabilidade e foco na saúde do morador, como ar puro e renovável, água filtrada e bem-estar. Esse conceito, ainda raro no Brasil, foi reconhecido internacionalmente, com menção honrosa no International Architecture Awards 2025, nos EUA. O empreendimento, que já é pré-certificado pelos selos WELL e LEED Platinum quando concluído, será construído na área mais valorizada do mercado imobiliário brasileiro.
O Auris Residenze, o primeiro “edifício-árvore” do Brasil e atualmente em fase de pré-lançamento, em Balneário Camboriú/SC, já é destaque global pelo seu projeto inovador com foco em saúde e meio ambiente. Recentemente recebeu menção honrosa no International Architecture Awards 2025, promovido pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design e pelo European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies. Criada em 2004, a premiação é considerada uma das mais relevantes da arquitetura mundial e reúne anualmente projetos de destaque em mais de 50 países. O reconhecimento coloca o empreendimento brasileiro, desenvolvido pelo Fischer Group, ao lado de obras de referência global.
Com 131 metros de altura e apenas 26 apartamentos, um por andar, é um dos raros no país a dotar o conceito de arquitetura viva, integrando natureza e cidade de forma simbólica e funcional, além de soluções eficientes como filtros e tecnologias que garantem água filtrada para todo o condomínio e ar puro e renovado, mesmo com os equipamentos desligados. O projeto é assinado pelo renomado arquiteto italiano Marco Casamonti e seu escritório Archea Associati, responsável por marcos arquitetônicos em diferentes países, como é o caso da emblemática Cantina Antinori na Toscana. No Auris, a fachada em twist voltada para o mar, os brises que remetem a galhos de árvore e o uso de concreto pigmentado em tom terracota formam um conjunto que privilegia conforto térmico, eficiência energética e identidade visual única.
“O Auris é um projeto do futuro. Enquanto muitos disputam quem constrói o prédio mais alto, nós escolhemos inovar e trazer a saúde como protagonista, especialmente diante a tantos desafios que enfrentamos, crises climáticas, doenças respiratórias e assim por diante. Assim, como já fizemos no passado, quando nossa família foi pioneira e inovou na hotelaria de luxo da cidade e no Brasil, as próximas gerações, depois de inúmeros estudos no Brasil e exterior, trouxeram um projeto de um edifício que representa o próximo capítulo do mercado imobiliário mundial. Trata-se de um conceito ainda raro no país, que alia arquitetura, sustentabilidade e bem-estar de forma mensurável. Essa combinação não apenas transforma a experiência de morar, como também tende a garantir uma valorização consistente no longo prazo”, afirma Cláudio Fischer, CEO do Fischer Group.
Entre os diferenciais de desempenho, o Auris prevê redução de até 42% no consumo de ar-condicionado e melhora de 16% no conforto térmico em relação a edificações convencionais. O projeto também permite economia de até 26% no consumo de energia elétrica e 52% no uso de água potável, por meio do reaproveitamento de águas cinzas e pluviais para irrigação dos jardins suspensos, horta e limpeza das áreas comuns. O sistema de purificação garante água de torneira ou de chuveiro com padrão de potabilidade superior.
O empreendimento já possui pré-certificação WELL, que avalia critérios de saúde, conforto e qualidade ambiental, e LEED Platinum, voltado ao desempenho sustentável de edificações. Essas credenciais reforçam a proposta de oferecer um padrão residencial que dialoga com as tendências globais mais avançadas, ao mesmo tempo em que valoriza a identidade arquitetônica e o estilo de vida de Balneário Camboriú.
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Sobre o Fischer Group
Focado em projetos ousados e visão empreendedora marcada por gerações, a história do Fischer Group tem relação direta com o desenvolvimento da cidade catarinense de Balneário Camboriú, e iniciou na década de 50 com a inauguração do primeiro hotel de luxo da cidade, o Hotel Fischer, um marco para hotelaria local e nacional na época e que recebeu grandes personalidades públicas e celebridades. A marca Fischer seguiu em renovação e, por meio de especializações e estudos intensos no Brasil e no exterior, trouxe na terceira e na quarta geração, a missão de propagar o “novo luxo” diretamente relacionado à qualidade de vida. Por meio de parcerias com grandes marcas da construção civil, executou empreendimentos diferenciados e de alto padrão como o Terraço Boa Vista, a Casa Cubo, a Casa Estaleiro e o Fischer Dreams, que está sendo erguido no mesmo local do antigo hotel. Auris Residenze entra no mercado como uma “obra-prima da arquitetura viva” e consolida ainda mais o Fischer Group no mercado de empreendimentos ao estilo “boutique”.
https://aurisresidenze.com/
https://www.fischergroup.com.br/