Procon de Balneário Camboriú celebra Dia do Consumidor com ação na Praça Tamandaré

Procon de Balneário Camboriú celebra Dia do Consumidor com ação na Praça Tamandaré

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Procon de Balneário Camboriú realizou uma ação especial na Praça Almirante Tamandaré na tarde de segunda-feira (17), em comemoração ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. Sob uma tenda montada no local, os servidores do órgão atenderam 40 pessoas, número superior à média diária de 19 atendimentos registrada na sede do Procon. A ação teve como objetivo orientar os consumidores e esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres.

Entre os principais temas abordados estavam:

  • Cobrança indevida de taxa de serviço em restaurantes (os 10% opcionais que muitas vezes são cobrados sem o conhecimento do consumidor);
  • Crédito consignado contratado sem anuência;
  • Produtos tabelados vendidos acima do preço oficial;
  • Casos em que o Procon não atua, como compra e venda entre particulares e aluguel de imóveis, onde os moradores receberam orientações sobre as atribuições do órgão.

A cuidadora Patrícia Bernardo, que passava pela praça, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre uma taxa que está sendo cobrada indevidamente. Ela foi orientada a agendar um atendimento na sede do Procon para apresentar os comprovantes da cobrança. “Fui muito bem orientada, deveria ter mais vezes essa ação”, comentou Patrícia.

Principais Reclamações em 2024:

De acordo com o diretor do Procon, Bruno Costa, os serviços financeiros lideram as reclamações recebidas pelo órgão em 2024. Dos 4.131 registros, 1.018 foram relacionados a esse setor. Em seguida, aparecem as telecomunicações (729 registros) e os produtos eletrodomésticos e eletrônicos (289 registros). No período de 1º de janeiro a 28 de fevereiro, o Procon registrou 790 atendimentos, com os serviços financeiros novamente no topo da lista (184 registros).

Atendimento no Procon:

Além da ação na praça, o Procon manteve o atendimento normal em sua sede, localizada na Rua 2000, nº 856 (entre 3ª e 4ª Avenida). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e os atendimentos presenciais devem ser agendados. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp (47) 99982-2331. Para reclamações, o contato é o WhatsApp (47) 99217-5756.

Sobre o Dia do Consumidor:

Dia do Consumidor foi instituído em 15 de março de 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, discursou sobre os direitos dos consumidores. Na década de 1980, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a data como Dia Mundial do Consumidor. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor em 11 de março de 1991, após ser instituído pela Lei nº 8.078.

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