A professora do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Fabiola Hermes Chesani, em parceria com a pesquisadora belga Delphine Jacobs, aprovaram em edital internacional o projeto de pesquisa “Estratégia para Gestão e Monitoramento Clínico de Experiências de Adolescentes com Hiperatividade”. O resultado da chamada, que financia ações conjuntas de Pesquisa & Inovação entre o Brasil e a Bélgica, foi divulgado no último dia 28.
O edital de cooperação acadêmica e científica resulta de um acordo firmado entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Wallonie-Bruxelles International (WBI) envolvendo, no Brasil, as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). A iniciativa prevê o financiamento de pesquisas, eventos, mobilidade de pesquisadores, missões e publicações científicas em diversas áreas temáticas.
O projeto aprovado pela docente da Univali na Chamada Confap & WBI – Bélgica 2024 está vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc. Já a professora que coordena o estudo na Bélgica é ligada à Universidade Católica de Lovaina (UCLouvain).
Na Univali, também contribuem como pesquisadoras deste projeto as professoras Carina Nunes Bossardi (Mestrado em Psicologia) e Juliana Vieira de Araújo Sandri (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho). A pesquisadora Kristien Henz, da Universidade de Antuérpia, também integra a equipe internacional.
Chesani afirma que o estudo busca “desenvolver uma estratégia de registro digital das experiências vividas por adolescentes, com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que permita contribuir para a tomada de decisões sobre o uso do tratamento medicamentoso e o exercício da reponsabilidade e da autonomia na busca de gerenciar as tarefas diárias e seu bem-estar”.
Mais informações: com a professora Fabiola Hermes Chesani – fabiola.chesani@univali.br.
——–
Atenciosamente,
Carina Carboni Sant’Ana
Gerência de Marketing e Comunicação