A Defesa Civil de Balneário Camboriú, em parceria com o governo do Estado de Santa Catarina, está promovendo o Programa Defesa Civil na Escola com alunos dos 6º e 7º anos dos 15 Centros Educacionais Municipais (CEMs). A iniciativa, que integra conteúdos ao currículo escolar, tem como objetivo estimular a cultura de prevenção, resiliência e gestão de riscos desde a infância.
Ao todo, cerca de 900 alunos da rede municipal participam das atividades, aprendendo a reconhecer situações de risco, agir em casos de emergência e propor soluções para problemas identificados em suas comunidades. O projeto visa não apenas a formação dos estudantes, mas também a multiplicação do conhecimento para fora do ambiente escolar.
Nesta semana, com o retorno das aulas, teve início a entrega dos kits de apoio pedagógico. Os primeiros contemplados foram os alunos dos CEMs Giovania de Almeida e Alfredo Domingos da Silva, na última quarta-feira (6).
Além dos CEMs, o programa também atende estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), com uma metodologia adaptada ao formato intensivo de quatro meses do ano letivo.
Cerimônia de formatura e implantação de núcleos escolares
Ao fim do ano letivo, os alunos participantes receberão certificados durante uma cerimônia de formatura, marcada também pela implantação de dois importantes núcleos no ambiente escolar:
NUDEC – Núcleo Comunitário de Defesa Civil
NUPDEC – Núcleo de Proteção e Defesa Civil
Esses núcleos têm o objetivo de envolver a comunidade escolar nas ações de prevenção e resposta a desastres, promovendo formação continuada e fortalecendo a articulação com os órgãos oficiais de Defesa Civil.
“Esse é um passo essencial para formar cidadãos mais conscientes, resilientes e preparados para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e outros eventos adversos”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.
O diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Aldo Baptista Neto, enfatizou que o programa faz parte de uma política pública estruturada em cinco fases: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.
“As ações nas escolas aumentam a capacidade das pessoas de compreenderem sua exposição e vulnerabilidade, fechando um ciclo fundamental de proteção”, afirmou.
Sobre o programa Defesa Civil na Escola
Criado pela Defesa Civil de Santa Catarina, o programa tem foco na redução de danos causados por eventos climáticos extremos, oferecendo conteúdos educativos sobre meio ambiente, cidadania, segurança e gestão de riscos. A metodologia alia teoria e prática, preparando os alunos para agir com responsabilidade em situações de emergência.
Um dos símbolos da iniciativa é o mascote Radar, que atua como instrumento lúdico para facilitar a assimilação dos conteúdos entre as crianças.


