A Aegea Saneamento, holding que atua em diversos municípios de Santa Catarina por meio das concessionárias Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas, Águas de São Francisco do Sul e Águas de Palhoça, foi anunciada como finalista do Prêmio Diversidade em Prática 2025 — uma das principais certificações nacionais voltadas à valorização de iniciativas que promovem ambientes corporativos mais inclusivos e diversos.
O reconhecimento é resultado do programa “Respeito Dá o Tom”, criado em 2017 pela Aegea. A iniciativa é considerada uma das mais robustas do setor de saneamento no Brasil no que diz respeito à diversidade racial. Estruturado em três pilares — empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento —, o programa tem como missão promover a diversidade racial e construir uma cultura antirracista em todas as unidades da empresa espalhadas pelo país.
Em Santa Catarina, o “Respeito Dá o Tom” é aplicado ativamente nas operações locais da Aegea, com ações desenvolvidas pelas concessionárias Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas, Águas de São Francisco do Sul e Águas de Palhoça. Entre as práticas estão rodas de conversa com colaboradores, oficinas de sensibilização, formações sobre temas étnico-raciais, apoio a grupos de afinidade e políticas inclusivas de recrutamento e promoção, com foco no fortalecimento da equidade no ambiente corporativo.
O programa é finalista na categoria “Top of Mind #DiversidadeEmPrática” do prêmio promovido pela Blend Edu, que reconhece empresas que utilizam a diversidade como força transformadora em suas operações. A votação é aberta ao público e vai até o dia 22 de agosto. Para votar no “Respeito Dá o Tom”, acesse: http://bit.ly/4mc9t5d.