Projeto ‘Arandu Eté’ Resgata Lendas Indígenas e Afro-Indígenas para Estudantes de Bombinhas

Projeto ‘Arandu Eté’ Resgata Lendas Indígenas e Afro-Indígenas para Estudantes de Bombinhas

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Arandu Eté,Bombinhas,cultura indígena,folclore brasileiro,Maria Cristina Mello,Samara Miranda,Curupira,Vitória-Régia,Maculelê,acessibilidade,Libras,Fundação Municipal de Cultura

O projeto “Arandu Eté – A Sabedoria Verdadeira” está levando às escolas públicas municipais de Bombinhas um mergulho nas tradições e lendas do folclore brasileiro, com foco na cultura indígena e afro-indígena. As apresentações, que ocorrerão entre março e maio de 2024, contemplarão cinco escolas da rede pública de ensino fundamental I, promovendo o resgate da identidade cultural brasileira.

Idealizado por Maria Cristina Mello e produzido por Samara Miranda, o projeto utiliza a oralidade, a música e a literatura para valorizar as tradições dos povos originários do Brasil. Durante as apresentações, os alunos conhecerão histórias de personagens marcantes do folclore, como Curupira, Vitória-Régia e Maculelê, em um espetáculo envolvente e interativo.

A equipe artística é composta por Samara Miranda (contadora de histórias e roteirista), Maria Cristina Mello(musicista, compositora e roteirista), Peter Allan Ramos (musicista e compositor) e Deyse Cristina Barbosa(intérprete de Libras). Juntos, eles criam uma experiência mágica, com figurinos e adereços cênicos especialmente desenvolvidos para representar cada lenda, garantindo uma imersão visual e sensorial.

Além das apresentações nas escolas, o projeto realizará uma contrapartida sociocultural no Auditório do CEIT Leonel de Moura Brizola, no dia 15/05/25, às 8h20. O evento contará com um show musical sobre ritmos brasileiros, reunindo músicos, intérprete de Libras e a contadora de histórias, em um momento especial de interação com a cultura popular.

Pensando na acessibilidade, todas as apresentações terão intérprete de Librase distribuição de panfletos em braille, além de espaços adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto “Arandu Eté” é uma iniciativa de Maria Cristina Mello, com recursos da Prefeitura Municipal de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, através do Edital Mestre Cantalício Rocha – Edição 2024 do Fundo Municipal de Cultura.

Programação:

  • Apresentações nas escolas:
    • E.B.M. Edith Willecke: 06/03/25
    • E.B.M. Manoel José da Silva: 27/03/25
    • E.B.M. Pequeno Príncipe: 03/04/25
    • E.B.M. Manoel Eduardo Mafra: 24/04/25
    • E.B.M. Dona Dilma Mafra: 08/05/25

    Horários:

    • Matutino: 10h30
    • Vespertino: 13h30
  • Contrapartida sociocultural:
    • Local: Auditório do CEIT Leonel de Moura Brizola
    • Data: 15/05/25, às 8h20

Para mais informações, siga os perfis:

Relacionados
plugins premium WordPress