No ano em que se comemora o bicentenário da imigração alemã no Brasil, um projeto cultural nascido em Joinville vai mapear, passo a passo, o ciclo de preparação de pratos típicos da gastronomia de raízes germânicas em Santa Catarina.
Dez cidades com reconhecido processo de colonização alemã vão compor o projeto, que terá sua primeira escala em Joinville, já no final de janeiro.
Em cada município, dois pratos de diferentes estabelecimentos serão objeto do trabalho.
Toda a pesquisa será divulgada em um site próprio, além do lançamento de um livro (impresso e digital) contemplando histórias e curiosidades recolhidas entre os produtores.
À frente do projeto, intitulado “Gastronomia Identitária”, a Agência Cultural AqueleTrio, da produtora e musicista Marisa Toledo.
É a estreia da agência no campo da gastronomia – boa parte de sua experiência é voltada à área da música.
De acordo com a produtora, a receptividade dos empresários e profissionais do setor contatados até aqui foi excelente: “Para nós, isso só constata o quanto a gastronomia é identitária, trazendo consigo o senso de pertencimento de um lugar”.
Ao final, para Marisa, a expectativa é levar ao mercado e ao poder público um material que ajude a dimensionar o alcance cultural, econômico e turístico dos pratos com origem germânica.
“Essa é a maior relevância do projeto: a entrega gratuita à sociedade deste conteúdo integral”.
Assessoria de imprensa projeto “Gastronomia Identitária”.
Mercado de Comunicação.
Jornalistas responsáveis:
Guilherme Diefenthaeler / Ana Ribas Diefenthaeler.