Projeto de educação ambiental em Navegantes atende mais de 250 crianças da rede municipal

Projeto de educação ambiental em Navegantes atende mais de 250 crianças da rede municipal

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
educação ambiental Navegantes,projeto Encontros Ambientais,Prefeitura de Navegantes educação,sustentabilidade Navegantes SC,crianças educação ambiental,Instituto Ambiental de Navegantes IAN,Secretaria de Educação Navegantes,reciclagem Navegantes SC,meio ambiente educação infantil,projetos ambientais Santa Catarina,conscientização ambiental crianças,sustentabilidade urbana Navegantes,ensino ambiental escolas públicas,ações ambientais Navegantes,desenvolvimento sustentável SC

A Prefeitura de Navegantes iniciou, nesta quarta-feira (18), o projeto “Encontros Ambientais”, iniciativa inédita voltada à educação ambiental que irá atender mais de 250 crianças no bairro São Paulo. A proposta busca promover conscientização ambiental desde a infância, com foco no desenvolvimento de cidadãos mais conscientes.

A ação é resultado de uma parceria entre o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), a Secretaria de Educação de Navegantes e a Fundação Municipal de Esporte (FME). Nesta primeira etapa, o projeto contempla alunos do 5º ano do CEM Professora Giovana Soares da Cunha, com encontros mensais programados até dezembro, abordando diferentes temas de forma lúdica e educativa.

O primeiro encontro teve como tema os desastres naturais e contou com a participação ativa dos estudantes. Ao longo do ano, o projeto também irá trabalhar assuntos como maus-tratos aos animais, reciclagem e separação de resíduos, fauna local, poluição marinha e reaproveitamento de óleo de cozinha, ampliando o alcance da educação ambiental no município.

A iniciativa também dialoga com a realidade da comunidade local, especialmente no bairro São Paulo, onde parte da população atua no setor de reciclagem. Nesse contexto, o projeto fortalece o vínculo entre educação e sustentabilidade, contribuindo para a integração social e o entendimento dos processos ambientais.

De acordo com o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), a proposta vai além da pauta ambiental, ao investir na formação cidadã e no futuro da cidade. A estratégia reforça a importância do planejamento e da gestão pública voltados à construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.

A Secretaria de Educação de Navegantes destaca que a metodologia adotada prioriza experiências práticas, estimulando o aprendizado por meio do contato direto com a natureza e o ambiente urbano, fortalecendo o processo de aprendizado e a formação de valores.

Os encontros acontecem na Praça de Lazer Carlos Eduardo Correa da Silva, localizada no bairro São Paulo, consolidando o espaço como ponto de referência para ações de educação, sustentabilidade e inovação social em Navegantes.

Relacionados