A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social tem o prazer de anunciar que foi contemplada pelo Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) do Governo do Estado, recebendo recursos para o projeto Pense Levinho, a ser desenvolvido na Casa da Família.
Inspirado no bem-sucedido programa Pense Leve, o Pense Levinho visa promover a reflexão sobre a vida, o presente e o futuro entre crianças e adolescentes. Com um investimento de pouco mais de 650 mil reais, o projeto foca em estimular a autoestima, a saúde mental e física, além de desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento. Ele proporciona aos participantes a oportunidade de reimaginar suas expectativas de vida, expressando livremente seus sonhos e construindo planos de ação.
“Essa ação trará mais humanidade para os nossos pequenos”, destacou a secretária de Inclusão Social, Christina Barichello.
O projeto envolverá crianças e adolescentes acolhidos em instituições do Serviço de Alta Complexidade, na modalidade Abrigo. As atividades incluirão passeios a pontos turísticos, parques, praias e centros culturais, criando um espaço para compartilhar vivências de forma leve e descontraída, com destinos revelados apenas na chegada, adicionando um elemento de surpresa.
As atividades incluirão dinâmicas, rodas de conversa e exercícios que incentivam a expressão emocional e o fortalecimento de vínculos. O projeto também abordará questões delicadas, como a separação da família e sentimentos de culpa e medo, sempre em um ambiente acolhedor. O objetivo é ajudar os jovens a lidarem com emoções que, frequentemente, são silenciadas, mas que podem gerar traumas significativos.
Com uma abordagem leve e acolhedora, o Pense Levinho pretende criar um espaço seguro onde crianças e adolescentes possam explorar suas emoções e desenvolver habilidades essenciais para enfrentar os desafios da vida.