Programa de Mobilidade Integrada e Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí — deu mais um passo importante em Balneário Camboriú, com a aprovação de mudanças no Pacote 3 durante reunião realizada na última segunda-feira (9), no Paço Municipal.
Com presença da prefeita Juliana Pavan, de secretários e equipes técnicas da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), e do Banco Mundial, responsável pelo financiamento parcial do projeto, foram apresentadas atualizações que reforçam a integração territorial entre Balneário Camboriú e Camboriú.
“As propostas iniciais focavam apenas em melhorias cicloviárias e pedonais. Nós ampliamos o escopo com obras de reurbanização e intervenções que conectam bairros da cidade e promovem a integração entre os dois municípios”, explicou a prefeita.
Com o nome de Vias da Integração, o projeto contempla uma reestruturação urbana com foco na conectividade regional. Estão previstas pontes, viadutos, túneis, ampliação de sistemas viários, cicloviários e pedonais, além da criação de 22 novas vias de interligação entre os municípios da região da Amfri.
A expectativa da administração municipal é que as obras tenham início já no primeiro semestre de 2026, dependendo da assinatura do contrato de financiamento entre o Banco Mundial e o Cin-Amfri, prevista para setembro deste ano.
Segundo Carlos Bellas, gerente do projeto no Banco Mundial, o objetivo é oferecer um sistema de transporte público eficiente, seguro e acessível, com foco na inclusão social. “Queremos garantir acesso a oportunidades de trabalho e mobilidade urbana digna para todos, especialmente aos moradores de Camboriú“, reforçou.
Com um investimento estimado em US$ 342 milhões, o Promobis abrangerá os 11 municípios da região da Amfri, por meio de um sistema interligado de transporte coletivo, financiado por parcerias entre o Banco Mundial, governos locais e capital privado.
Melhorias nos acessos intermunicipais com Camboriú, com grandes intervenções de infraestrutura (pontes, viadutos e alargamento da BR-101);
Reurbanização da Orla do Rio Marambaia;
Criação de 22 vias de integração, com foco em transporte coletivo, pedestres e ciclistas;
Construção de uma ponte entre a Barra Sul e o Bairro da Barra;
Implantação de um viaduto tipo Promenade, ligando o Centro (Rua 3000) ao Bairro dos Municípios (Rua Angelina);
Criação de uma via paralela à Avenida das Flores;
Instalação de três túneis exclusivos para pedestres e ciclistas, entre as marginais Leste e Oeste.