A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida), implementada no CAIC Ayrton Senna da Silva em 2013, promove educação ambiental para alunos do 3º ao 9° ano do Ensino Fundamental. Com integração entre diferentes faixas etárias, as atividades realizadas às sextas-feiras, no contraturno escolar, incluem campanhas socioambientais, horta escolar, oficinas de sensibilização e ações permanentes, como o recolhimento de óleo de cozinha.
“O projeto contribui para a formação do sujeito ecológico, etapa que antecede a educação ambiental, no qual o estudante desenvolve sentimento de pertencimento com o ambiente do qual faz parte. A Com-Vida vai muito além dos muros da escola: expande essa sensibilização e forma cidadãos conscientes na prática cotidiana”, explica a professora responsável pelo projeto, Vanessa Lima Bertolazi.

Atualmente, 12 alunos integram a comissão. A rotina envolve, entre outras ações, o cuidado com a horta escolar — com plantio de cenoura, cebola, pimentão, alface e temperos destinados à cozinha da merenda — e o recolhimento de óleo de cozinha, em parceria com uma empresa que troca cada litro arrecadado por um pacote de sementes. Em 2025, mais de 500 litros foram coletados para descarte ambientalmente correto.
“A cada três meses, passamos nas salas avisando sobre o recolhimento de óleo. As crianças, muitas vezes, já nos procuram para entregar as garrafas. Ajudamos a cuidar da horta e todos sabem da importância do projeto. Ele tem grande impacto na preservação ambiental da escola”, destaca a aluna do 9º ano, Maria Eduarda Carvalho dos Santos, que deseja seguir carreira na Biologia.
“A gente tem uma harmonia muito grande, o que torna tudo mais leve. Desde pequeno quero ser biólogo, sempre gostei de aves, e a Com-Vida me abriu portas. Fazemos passeios, conhecemos muita gente e isso amplia nossa visão de mundo”, comenta o aluno do 9º ano, Felipe Jurasck Amaral Martins, de 14 anos.


Sobre a Com-Vida*
A Com-Vida é um núcleo permanente de educação ambiental e promoção da qualidade de vida nas escolas de todo o Brasil. Implementado no CAIC Ayrton Senna da Silva em 2013, o projeto foi inspirado pela IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que incentiva a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola em todo o país.
As comissões, compostas por estudantes, professores e comunidade, são espaços de protagonismo juvenil e construção coletiva de soluções socioambientais. A proposta está alinhada a legislações nacionais como a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), que reconhecem a educação ambiental como prática essencial ao processo formativo.
O projeto também se conecta à Agenda 21 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 14 (Vida na Água), que reforçam a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e da cultura oceânica.
*Com informações do Ministério da Educação







