A Prefeitura de Balneário Camboriú segue avançando nas obras de requalificação da Avenida do Estado, uma das vias mais importantes e movimentadas do município. As melhorias estão concentradas no trecho entre a Rua Uganda, no Bairro das Nações, e a Avenida das Gaivotas, no Bairro Ariribá.
A avenida passou por repavimentação em novembro do ano passado, logo após a desativação da via reversa, que havia sido implantada de forma experimental com a inauguração do segundo trecho da Avenida Martin Luther.
“Uma cidade bem cuidada também se constrói com ruas e avenidas bonitas, organizadas e funcionais. Com respeito ao motorista, que precisa trafegar por uma via bem estruturada, mas também ao pedestre, para que possa caminhar com segurança, ao ciclista e a quem utiliza a micromobilidade, com uma pista bem sinalizada e segura. O paisagismo também faz parte desse conjunto e terá destaque, com muito verde, praças revitalizadas, passeio público e, claro, uma iluminação à altura do que a Avenida do Estado representa para Balneário Camboriú”, destacou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva.
Novos pontos de ônibus
Nesta semana, as equipes iniciaram a construção das bases em concreto dos novos pontos de ônibus, que serão implantados em dois locais ao longo do trecho requalificado. Após a conclusão desta etapa, a Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) dará início à instalação das estruturas, cada uma com aproximadamente cinco metros de comprimento.
A medida integra as ações mitigadoras previstas no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), adotadas como contrapartidas de compensação, com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo.
Nova praça
O grande canteiro localizado nas proximidades da Rua Protásio Caetano, no Bairro Pioneiros, será transformado em uma nova praça. O espaço contará com passeio público, bancos, bicicletário e paisagismo, ampliando as opções de lazer e contribuindo para o embelezamento da avenida.
Paisagismo
Novos canteiros estão sendo construídos e preparados para receber o paisagismo nos próximos dias. Ao longo do trecho, serão plantados 20 ipês, sendo dez deles com cerca de cinco metros de altura, reforçando a presença de áreas verdes no corredor viário.
Ciclovia
A requalificação também contempla a implantação de uma nova ciclovia, separada da avenida por um canteiro central, proporcionando mais segurança e fluidez no deslocamento de ciclistas e usuários de micromobilidade. Em breve, a ciclovia receberá pintura definitiva, enquanto os canteiros passarão pela etapa final de paisagismo.






