Geopolítica e Relações Internacionais,Logistique Summit,Heni Ozi Cukier,reaproveitamento de água,utilização de luz solar,Expocentro,Balneário Camboriú
Rotas de comunicação e conflitos mundiais afetam as negociações e cadeia de suprimentos

Rotas de comunicação e conflitos mundiais afetam as negociações e cadeia de suprimentos

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Os conflitos mundiais atuam diretamente nas operações logísticas e, consequentemente, no valor dos produtos – tudo está interligado na rede de conexões entre países. Esta foi uma das explicações do Cientista Político, Heni Ozi Cukier, conhecido como Professor HOC, durante a palestra magna que encerrou o Logistique Summit, nesta quinta-feira (25). O evento fez parte da programação da Logistique 2024, feira de logística realizada nesta semana no Expocentro, em Balneário Camboriú.

Com o tema “Geopolítica do Século XXI: Desafios e Oportunidades na Nova Ordem Mundial e Impactos na Cadeia de Suprimentos”, o professor, que também é Especialista em Geopolítica e Relações Internacionais, falou sobre como as transformações geopolíticas que redefinem as relações internacionais e afetam as cadeias de suprimentos globais.

As alianças e rivalidades entre países afetam diretamente as relações comerciais e, de acordo com ele, é preciso que os profissionais da área tenham uma visão global do futuro para compreender e tomar decisões de negócios. “O comércio é baseado em relações de poder, poder de quem compra ou de quem vende”, comenta ele. “Ao longo da história da humanidade as negociações foram sempre feitas com base nas linhas e rotas de comunicação, que estão em constante transformação”.

Durante a palestra o professor abordou sobre como o contexto geopolítico pode redefinir forças tradicionais e apresentou uma análise de desafios para as cadeias de suprimentos, como conflitos entre países e o domínio de territórios podem alterar essas lógicas de poder. “É importante entender a força desses movimentos que criam novas rotas e mudam os centros de recursos”, completou HOC.

O mercado da logística

A mesa redonda “Real Estate: O Mercado Imobiliário de Galpões Industriais e Logísticos: Tendências Emergentes” abordou a realidade dos galpões de armazenagem de produtos e como esta realidade vem se modificando em razão do comércio virtual. De acordo com Ricardo Hirata, Diretor Real State, Logistics & Data Center na JLL, o perfil do consumidor mudou. “Hoje não se espera mais sete dias pela entrega de uma encomenda. A espera diminuiu para algumas horas, somente. E se o produto for urgente, o consumidor para a mais pelo frete”, completa.

Com isso, as empresas de logística estão tendo que se adaptar aos clientes apressados e montando espaços menores de armazenagem dentro dos centros urbanos. “O mercado está apresentando novas demandas, está se redesenhando. As empresas terão que compreender que a saída para entregas não será feita somente uma vez no dia, mas de forma fracionada, até três vezes no mesmo dia, e talvez com veículos menores que se adaptem às cidades” comenta Tarcisio Tomasi, Gerente Comercial AMP Centro Logístico.

Durante o debate o moderador Rogério Rossol, Gerente Comercial e Desenvolvimento de Negócios de Rodoviário e Armazém Geral do Grupo Nelson Heusi e Daniel Cortazzo, Diretor Regional de Contas LATAM na CEVA Logistics e Rogério Rossol, Gerente Comercial e Desenvolvimento de Negócios de Rodoviário e Armazém, que também fizeram parte do grupo, falaram ainda sobre a necessidade de se investir em galpões sustentáveis, com reaproveitamento de água e utilização de luz solar. Conforme os participantes, essa ainda não é uma realidade no Brasil, mas é uma tendência que já se percebe e, com o passar dos anos, fará a diferença na negociação dos espaços de armazenamento.

Logo após a mesa foi a vez de Eric Brenner, CEO da DHL Global Forwarding Brasil, apresentar a palestra “Perspectivas de Mercado e os Desafios da Logística Internacional”. Durante sua fala o CEO fez um alerta sobre as transações do segundo semestre deste ano. De acordo com ele, 80% do espaço de carga aérea neste ano já está tomado pelo e-commerce o que acarretou, também, aumento na fatura de tarifas. Da China para a Europa, por exemplo, o segundo semestre apresentará aumento de 40% nas taxas de transporte aéreo. Já da Índia para o Sudeste da Ásia, o aumento será de 200%.

Palestras para inspirar

As últimas duas palestras do Logistique Summit tiveram o objetivo de inspirar e deixaram uma mensagens motivadoras. Renata Palmeira falou sobre “Mulheres no mercado de Comércio Internacional”, reforçando sobre como a presença feminina vem crescendo e consolidando dentro da logística e comércio exterior. Já o empreendedor e escritor Everton Rosa abordou o tema “Liderança e Posicionamento: Como Líderes Eficazes Utilizam a Imagem para Inspirar e Motivar”, reforçando sobre a importância do uso da imagem nos negócios.

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