O Governo de Santa Catarina iniciou nesta terça-feira (15) a primeira etapa dos simulados de avaliação da aprendizagem, aplicados em 1.038 escolas estaduais para mais de 128 mil estudantes das turmas do 5º e 9º ano do ensino fundamental, além da 3ª série do ensino médio. A ação integra o programa Qualifica SC e visa aprimorar o processo educacional, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destacou que a missão do governador Jorginho Mello é qualificar a aprendizagem nas escolas estaduais. “Após a aplicação dos simulados, faremos a devolutiva pedagógica para entender os pontos a serem aperfeiçoados e fortalecer o ensino em Santa Catarina”, explicou.
Os simulados permitem diagnosticar os desafios atuais da aprendizagem, identificando habilidades consolidadas e defasagens, além de fornecer dados comparativos entre o desempenho esperado e o real. Essas informações são fundamentais para orientar ações de intervenção mais eficazes nas escolas.
Além disso, os simulados preparam os estudantes para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), contribuindo para uma participação mais segura e efetiva. A iniciativa também fortalece a busca por melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O programa Qualifica SC atua com três eixos principais: qualificação dos dados do Sistema de Gestão (Sisgesc) e do Educacenso, melhoria do fluxo escolar e elevação da proficiência acadêmica, com o objetivo de promover a permanência e o desempenho dos estudantes da rede estadual.