Em missão oficial aos Estados Unidos, a comitiva do Governo de Santa Catarina, liderada pelo governador Jorginho Mello, esteve nesta quinta-feira (14) na sede da International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial responsável por apoiar projetos de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões.
Na reunião, o governador apresentou três projetos estratégicos voltados à logística e mobilidade do estado: a rodovia ViaMar, o Plano Ferroviário de Santa Catarina e o Transporte Marítimo Urbano.
Com 145 km de extensão, a ViaMar será uma rodovia com seis faixas de rolamento, correndo paralela à BR-101, ligando Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. A obra tem orçamento estimado em R$ 9 bilhões, com modelagem de PPP sendo acompanhada pela IFC. Os quatro primeiros lotes (95 km entre Joinville e Itajaí) já estão com projetos executivos em andamento desde outubro de 2024.
“A ViaMar trará alívio imediato ao Litoral Norte e aumentará a competitividade dos nossos portos”, destacou Jorginho Mello.
O governador também detalhou o Plano Ferroviário, que engloba dois eixos prioritários:
Chapecó – Correia Pinto (319 km), com projeto em andamento até o fim de 2025 e previsão de investimento de US$ 2 bilhões;
Ferrovia dos Portos (62 km entre Araquari e Navegantes), com projeto programado para este ano.
O Estado também promoveu uma consulta pública sobre a nova Lei Estadual de Ferrovias, visando dar autonomia jurídica para a licitação e delegação de trechos ferroviários.
Como alternativa de mobilidade urbana sustentável, o governo estuda o Transporte Marítimo em regiões conurbadas como:
Grande Florianópolis
Região de Itajaí
Litoral Norte
A meta do governo catarinense é concluir as modelagens econômicas ainda em 2025 e iniciar os processos de concessão ou PPP em 2026, consolidando Santa Catarina como hub logístico do Sul do Brasil.