Santa Catarina atinge 291 novos leitos de UTI desde 2023, totalizando 1.459 unidades

Santa Catarina atinge 291 novos leitos de UTI desde 2023, totalizando 1.459 unidades

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
leitos de UTI SC,Santa Catarina saúde,Hospital São Francisco de Assis,ampliação leitos UTI,rede hospitalar SC

Santa Catarina abriu 291 leitos de UTI desde 2023, alcançando um total de 1.459 unidades, entre adultos, neonatais e pediátricos, distribuídos por todas as regiões do estado. Neste mês, o Hospital São Francisco de Assis, em Santo Amaro da Imperatriz, passou a contar com cinco novos leitos.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, visitou a unidade na manhã de segunda-feira (25) e destacou a importância da ampliação: “Esses leitos irão ajudar a Grande Florianópolis a atender a demanda, especialmente nesta época do ano, quando as síndromes respiratórias sobrecarregam a rede. Eles ficarão de forma permanente e apoiam cirurgias de maior complexidade, fortalecendo todo o sistema estadual, que vem crescendo desde 2023 por determinação do governador Jorginho Mello.”

Nos últimos meses, também foram abertos:

  • 12 leitos de UTI adulto no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial;

  • 10 leitos de UTI no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó (sendo seis adultos e quatro neonatal/pediátricos).

A Secretaria de Estado da Saúde custeia integralmente o funcionamento dos leitos até a habilitação pelo Ministério da Saúde, com repasses de R$ 1,2 mil por leito vago e R$ 1,8 mil por leito ocupado.

Também participaram da visita o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Gustavo Abreu; a secretária municipal de saúde, Dgeisa Roberta Alves; e a diretora do Hospital São Francisco de Assis, Aline da Silva.

Distribuição de novos leitos por tipo e região:
Desde 2023, foram ampliados 291 leitos de UTI em todo o estado: 65 neonatais, 73 pediátricos e 153 adultos. Os hospitais beneficiados incluem:

  • Macrorregião Sul: Araranguá, Sombrio;

  • Vale do Itajaí: Blumenau, Brusque, Indaial, Timbó;

  • Foz do Rio Itajaí: Itajaí;

  • Serra: Lages;

  • Norte e Nordeste: Mafra;

  • Grande Florianópolis: São José, Santo Amaro da Imperatriz;

  • Meio-Oeste: Caçador, Joaçaba;

  • Grande Oeste: Chapecó, Concórdia.

Os leitos atendem exclusivamente pacientes do SUS em todo o estado, seguindo a lógica de rede hospitalar catarinense: quando não há vaga em um hospital, a Regulação busca leito em outros hospitais da região ou fora dela.

Relacionados
plugins premium WordPress