Santa Catarina e Aomori renovam histórica parceria agrícola e comercial iniciada em 1980

Santa Catarina e Aomori renovam histórica parceria agrícola e comercial iniciada em 1980

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Santa Catarina Aomori,parceria maçã,exportação maçã,cooperação agrícola,missão internacional Japão

O Governo de Santa Catarina e a Província de Aomori, no Japão, reafirmaram nesta segunda-feira, 16, a parceria que já ultrapassa quatro décadas e fortalece a cooperação entre as duas regiões. A agenda oficial marcou a assinatura de um documento que renova o compromisso de amizade firmado originalmente em 23 de outubro de 1980. A cerimônia contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, do governador da Província de Aomori, Soichiro Miyashita, além de autoridades locais, representantes da missão catarinense e lideranças do setor produtivo.

A cooperação entre Aomori e Santa Catarina tem raízes no setor agrícola, especialmente na introdução de técnicas avançadas de cultivo da maçã. No início da década de 1980, especialistas japoneses colaboraram com produtores catarinenses, compartilhando conhecimento e tecnologia adaptados ao clima da Serra catarinense. O resultado foi um salto significativo na produtividade e qualidade que consolidou Santa Catarina como o maior produtor de maçãs do Brasil, enquanto Aomori mantém a liderança no Japão.

O vínculo entre as duas regiões também se fortaleceu em momentos de adversidade. Em 1983, durante as enchentes que devastaram o Vale do Itajaí, o governo de Aomori prestou apoio humanitário a Santa Catarina, ampliando a relação para além da cooperação técnica e reforçando laços de solidariedade.

Durante o encontro desta segunda-feira, o governador Jorginho Mello destacou a intenção de abrir novos mercados para a exportação da maçã catarinense ao Japão. “Nosso Estado se tornou referência em produtividade e qualidade na fruticultura. Sabemos que o Japão enfrenta desafios climáticos que limitam a produção interna, e queremos ser parceiros para atender essa demanda com a excelência da maçã de Santa Catarina”, afirmou.

“Estamos aqui não apenas para celebrar o passado, mas para abrir novas portas para o futuro. Aomori e Santa Catarina têm muito a trocar, seja na agricultura, na educação, no intercâmbio cultural ou no comércio”, ressaltou o governador após a assinatura do documento.

O novo acordo reforça a intenção de estreitar laços institucionais, econômicos e culturais, ampliando o escopo da parceria entre os dois governos. O texto também reconhece o papel dessa relação no fortalecimento da amizade entre Japão e Brasil.

A renovação da parceria ocorre no contexto da Missão Internacional à Ásia, liderada pelo governador de Santa Catarina, com passagens pelo Japão e China, e tem como objetivo fortalecer vínculos estratégicos para inovação, investimentos e desenvolvimento sustentável.

Santa Catarina Aomori,parceria maçã,exportação maçã,cooperação agrícola,missão internacional Japão

Relacionados
plugins premium WordPress