A Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) recebeu nesta segunda-feira (13) 12 novos procuradores, aprovados no 10º concurso público para a carreira. A cerimônia de posse ocorreu na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, no Tribunal de Justiça de SC (TJSC), com a participação do governador Jorginho Mello e diversas autoridades.
Com essa posse, o quadro de procuradores ativos na PGE/SC chega a 129 profissionais, reforçando a equipe responsável pela assessoria jurídica ao Poder Executivo e pela garantia da legalidade e segurança jurídica das políticas públicas no estado.
O governador Jorginho Mello destacou a importância do trabalho dos novos procuradores: “Vocês passam a ser doze catarinenses privilegiados em poder prestar serviço a Santa Catarina. O trabalho que vocês realizarão é muito importante, junto a uma instituição que impacta diretamente a vida do povo catarinense. Sejam rápidos e eficientes, pois a sociedade tem pressa”.
O procurador-geral do Estado, Marcelo Mendes, reforçou que a chegada dos novos profissionais representa valorização institucional e contribui para a eficiência da administração pública catarinense, assegurando que as políticas públicas sejam conduzidas com segurança jurídica.
A posse contou ainda com representantes do TJSC, Ministério Público, OAB/SC, IASC e Associação de Procuradores do Estado (Aproesc), que ressaltaram a importância da advocacia pública para a sociedade.
Após a posse, os novos procuradores iniciarão o Curso de Adaptação à Carreira, com apresentação da estrutura da PGE/SC, treinamentos nos sistemas digitais do órgão e integração administrativa. Nos primeiros três anos, cumprirão o Estágio Probatório, avaliando desempenho, competências e dedicação ao serviço público.
Novos procuradores empossados:
Bruna Bruening Pereira – Direito pela Unisul; pós-graduação em Direito Público; experiência na Fazenda Nacional e Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Brendon Henrique Nunes Silva – Direito pela UEM; ex-Procurador da Fazenda Nacional.
Gabriel da Silva Danieli – Direito pela PUC/RS; Advogado da União; ex-Procurador Municipal e do Samae Caxias do Sul.
Luana de Freitas Vignola – Direito pela Unisociesc; experiência no TRT 12ª Região, SEF/SC e Tribunal de Contas da União.
Cândida Reginatto – Direito pela Faculdade CNEC Santo Ângelo; experiência em Procuradorias Municipais do RS e PR.
Anna Karolina da Silva Oenning – Direito pela UFSC; experiência no RS, TRT 12ª Região e TJSC.
Arthur Ferreira Mendes – Direito pelo Cesusc; ex-procurador municipal e escritório privado.
Samira Hachem Franco Costa – Direito pelo Cesupa; ex-Procuradoria do Estado do Pará; especializações em Direito Financeiro/Tributário e Processual Civil/Trabalho.
Phelipe Monteiro Mastra Fontoura – Especialista em Direito Público e Processual Civil; ex-AGU e Procuradoria RJ.
Vitória Regina Muller Santos – Direito pela UFSC; experiência no Legislativo, Judiciário e AGU; especialista em Direito das Famílias e Sucessões.
Gustavo Boraschi – Direito pela UEL; ex-assistente judiciário TJSP e procurador municipal de Araçatuba; especialista em Direito Constitucional, Processual Civil e Contratos Empresariais.
Luiz Loof Junior – Direito pela FURB; pós-graduação em Direito Tributário; experiência em advocacia privada e curta passagem pelo TJSC.