A produção industrial de Santa Catarina cresceu 8,5% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, consolidando o estado como líder nacional em desempenho industrial. A alta ficou muito acima da média nacional de 1,9%, de acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 14 de maio. Os números demonstram o aquecimento da economia catarinense e o fortalecimento de setores estratégicos da indústria.
Todos os 14 segmentos industriais pesquisados em SC apresentaram crescimento. O maior destaque foi para a indústria metalmecânica, com aumento de 23,8% na fabricação de produtos de metal e 21,4% na produção de máquinas e equipamentos. Também registraram crescimento expressivo os setores de veículos (14,7%), produtos minerais (14%) e móveis (13,2%).
Segundo o governador Jorginho Mello, “a indústria catarinense é o motor da nossa economia. O estado apoia o setor com programas de incentivo, estimulando geração de empregos e renda.”
Outros setores também contribuíram para o resultado positivo: produtos têxteis (7,9%), alimentícios (5,7%), químicos (6,2%), madeira (3,7%) e celulose e papel (2,1%). O investimento em expansão de plantas industriais e a geração de empregos seguem acelerados.
Santa Catarina também se destacou nas exportações industriais, que cresceram 7,5% até o momento em 2025. A diversificação produtiva e o alto valor agregado das mercadorias impulsionam a solidez econômica do estado.
A intenção de investimento entre os empresários catarinenses, conforme a FIESC, está em 63,4 pontos, indicando otimismo na expansão e contratação. A utilização da capacidade instalada também é destaque: 74% em SC, contra 69% da média nacional.