A construção das prioridades de Santa Catarina para a COP30, conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, está envolvendo municípios e lideranças de todas as regiões do estado. A iniciativa, batizada de “Santa Catarina na COP30: Construindo Juntos as Prioridades do Estado”, tem como meta reunir sugestões, demandas e experiências de prefeituras, entidades e da sociedade civil com foco na sustentabilidade e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Os encontros regionais ocorrerão nas 21 associações de municípios e são promovidos pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), por meio da Escola do Legislativo, com apoio da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC).
As contribuições regionais serão organizadas em um relatório técnico que representará o estado de Santa Catarina durante a COP30, marcada para novembro de 2025, em Belém (PA).
Campos Novos: quinta-feira, 10 de julho, às 15h, no Auditório da UNOESC (SC-135, km 180 – nº 2500)
Caçador: sexta-feira, 11 de julho, também às 15h, no Auditório da Reitoria da UNIARP (Rua Victor Baptista Adami, nº 800 – Centro)
A FECAM desempenha papel ativo no processo, fortalecendo o diálogo entre os municípios e garantindo que as realidades regionais estejam refletidas no documento final a ser levado à conferência climática.