O Centro de Eventos de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi o local escolhido para sediar o maior evento da contabilidade brasileira, marcado para os dias 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2024. As inscrições para participar estão abertas e a expectativa é de que o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade reúna mais de 6 mil profissionais, empresários e estudantes de todo o país e da América Latina.
Paralelamente, no mesmo local, acontecerá uma feira de negócios, com espaço para acolher cerca de 100 expositores que queiram divulgar produtos e serviços voltados para a área contábil.
O CBC é um evento consolidado no Brasil e no mundo, sendo que a primeira edição do congresso aconteceu há exatos 100 anos, em 1924, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Esta é a primeira vez na história que Santa Catarina será sede do maior encontro contábil do país. O 20º CBC aconteceu em Fortaleza (CE), em 2016. A edição em solo catarinense seria realizada em 2020, mas acabou sendo adiado para 2024, em decorrência da pandemia de Covid-19.
“A expectativa em torno do evento, após esta pausa, é ainda maior. Será um congresso grandioso, com participação dos maiores especialistas da área contábil do Brasil e do mundo”, afirma a presidente da entidade anfitriã desta edição, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais.
Ela acrescenta que, apesar de ser voltado à área contábil, o congresso é aberto para profissionais de todas as áreas que tenham interesse nos temas abordados. Neste ano, o foco da programação é “Ser Contábil – Humano Digital e Ético”, com cerca de 300 atrações entre palestras, painéis, debates e apresentação de artigos científicos direcionados a assuntos como gestão, governança, tecnologia, relações humanas, empreendedorismo, política e área tributária.
Realização – O 21º CBC é idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade e realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade de quatro em quatro anos, sempre em um estado diferente. Conta com o apoio do CRCSC, do Sindicont e da Abracicon.