Santa Catarina se destaca como o estado com a menor proporção de jovens que não estudam nem trabalham, os chamados “nem-nem”. Com apenas 10,6% de jovens nessa condição, o estado supera a média nacional de 17,3%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo IBGE em fevereiro de 2025.
O termo “nem-nem” vem da expressão inglesa NEET (Not in Education, Employment, or Training), que se refere a jovens que não estão estudando, trabalhando ou em programas de qualificação profissional. Em Santa Catarina, a proporção de “nem-nem” é a mais baixa do país, seguida pelo Distrito Federal (10,7%) e pelo Rio Grande do Sul(11,6%).
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou análises detalhadas dos dados, revelando que 65,3% dos jovens “nem-nem” no estado se identificam como brancos, 33,8% como pretos ou pardos e 0,88% como indígenas. Além disso, 63,5% são mulheres, seguindo a tendência global.
O gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Seplan, Pietro Aruto, destacou a importância desses dados: “A geração de microdados é essencial para compreender a realidade socioeconômica local e desenvolver ações estratégicas que promovam a inclusão dos jovens no mercado de trabalho.”
Santa Catarina também se destaca pelo baixo índice de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos, com apenas 5,4%, o terceiro menor do país, atrás de Mato Grosso (4,7%) e Paraná (5,3%).
O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, reforçou o compromisso do governo com políticas públicas que promovam a educação e a qualificação profissional: “Temos investido fortemente na educação básica, técnica e profissional para garantir a formação integral dos jovens e melhorar as oportunidades no mercado de trabalho.”
A nível global, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que 20,4% dos jovens estão na condição de “nem-nem”. Na América Latina, esse índice caiu de 21,3% em 2019 para 19,6% em 2023.
Para mais informações sobre os indicadores e boletins econômicos de Santa Catarina, acesse o site da Seplan: https://www.seplan.sc.gov.br/indicadores-e-boletins-economicos/.