O movimento aéreo internacional de passageiros e cargas segue em ritmo acelerado em Santa Catarina. O primeiro semestre de 2025 registrou um crescimento de 66,9% nas cargas e 62,3% no número de passageiros internacionais, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são da Gerência de Aeroportos, vinculada à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em informações divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Nos primeiros seis meses deste ano, passaram pelo Aeroporto de Florianópolis cerca de 733,3 mil passageiros internacionais, número que já representa 82,4% de todo o movimento registrado em 2024. Com isso, Santa Catarina mantém a terceira posição no ranking nacional de movimentação aérea internacional, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Nossas projeções indicam que vamos superar a marca de 1 milhão de passageiros internacionais em 2025. Mas o movimento registrado até agora aumenta as expectativas. Temos confiança de que essa meta será alcançada e ultrapassada antes do previsto, com o incremento de voos para Lima e para as principais cidades do Mercosul”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.
“Os números do movimento internacional registrados em Santa Catarina são extremamente animadores e refletem o trabalho contínuo que o Governo do Estado vem realizando para posicionar o estado como um destino de relevância global. Um crescimento de mais de 62% no fluxo de passageiros internacionais no primeiro semestre de 2025 demonstra claramente que nossas ações de promoção turística e atração de novas rotas estão surtindo efeito”, complementa a secretáriadeTurismo (Setur), Catiane Seif.
Pelo Aeroporto de Florianópolis também foram movimentadas 3,3 mil toneladas de cargas. Esses números posicionam o terminal como o terceiro aeroporto que mais cresce na América Latina e o líder em crescimento no Brasil, segundo a concessionária Zurich Airport.
Movimento doméstico
A movimentação de passageiros nos voos domésticos dos aeroportos catarinenses também apresentou crescimento. No primeiro semestre de 2025, o aumento foi de 2,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 3,5 milhões de passageiros.
O destaque continua com o Aeroporto de Florianópolis, que movimentou 1,8 milhão de passageiros, seguido por Navegantes com 1,1 milhão, Chapecó com 295,1 mil, Joinville com 268,9 mil (registrando o maior crescimento, de 12,8%), Jaguaruna com 47,8 mil e Correia Pinto com 3,6 mil passageiros.