SC Day em Berna reúne empresários suíços e brasileiros para ampliar parcerias com Santa Catarina

SC Day em Berna reúne empresários suíços e brasileiros para ampliar parcerias com Santa Catarina

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
SC Day Berna,Santa Catarina Suíça,parcerias internacionais Santa Catarina,Cantão de Berna acordo,inovação Santa Catarina Europa,InvestSC internacionalização,empresários catarinenses na Suíça,Switzerland Innovation Park,missão internacional SC,indústria 4.0 Santa Catarina,tecnologia catarinense exterior,cooperação internacional SC,desenvolvimento econômico Santa Catarina,relações empresariais Brasil Suíça,governo de Santa Catarina exterior

O Governo de Santa Catarina realizou nesta terça-feira, 27 de janeiro, o SC Day in Bern, no Switzerland Innovation Park Biel/Bienne, reunindo mais de 40 empresários catarinenses e suíços, autoridades governamentais e representantes do ecossistema europeu de inovação. A iniciativa integrou a missão oficial liderada pela vice-governadora Marilisa Boehm e marcou a ativação prática do memorando de entendimento firmado entre Santa Catarina e o Cantão de Berna, em junho de 2025.

Durante a programação do SC Day, empresas catarinenses apresentaram cases de inovação e internacionalização, compartilhando experiências de inserção em mercados globais e demonstrando a capacidade do estado de desenvolver soluções competitivas em áreas estratégicas como indústria avançada, inteligência artificial, novos negócios e tecnologia aplicada.

Na abertura do evento, a vice-governadora apresentou indicadores econômicos e sociais de Santa Catarina, destacando o desempenho na geração de empregos, industrialização, inovação e qualidade de vida, além do ambiente favorável à atração de investimentos estrangeiros. A InvestSC também participou da programação, com a apresentação de dados sobre competitividade, segurança jurídica e ambiente de negócios, reforçando o estado como destino atrativo para parcerias e investimentos internacionais.

Segundo Marilisa Boehm, a cooperação entre os dois territórios se justifica pelas semelhanças em inovação, tecnologia, governança e qualidade de vida. A avaliação é de que o encontro evidenciou múltiplas possibilidades de cooperação e intercâmbio entre Santa Catarina e a Suíça.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apoiou institucionalmente o SC Day em Berna, contribuindo para a articulação com o setor produtivo e para o fortalecimento das relações empresariais entre o estado e o país europeu.

Oportunidades em tecnologia, inovação e educação

Para o secretário executivo de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen, o encontro representou um avanço concreto na relação bilateral. Ele destacou que a agenda permitiu apresentar Santa Catarina ao ecossistema de negócios local, ouvir empresários suíços e promover uma aproximação estratégica alinhada à visão do governador Jorginho Mello, especialmente nas áreas de inovação, educação e tecnologia.

No período da tarde, a vice-governadora e a delegação catarinense realizaram visitas técnicas a centros de excelência do Switzerland Innovation Park, incluindo a Swiss Smart Factory, referência em Indústria 4.0 e transformação digital; o Swiss Advanced Manufacturing Center e o Swiss Battery Technology Center, voltados à manufatura avançada e tecnologias de armazenamento de energia; além do Swiss Health Tech Center e do Swiss Cobotic Competence Center, especializados em saúde, biotecnologia e robótica colaborativa.

Relacionados