O Sebrae/SC acaba de lançar o guia “Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio”. Este recurso é destinado aos candidatos a prefeitos e vereadores, oferecendo uma visão detalhada da realidade e das necessidades dos pequenos negócios em Santa Catarina.
O guia visa sensibilizar os candidatos sobre as principais questões que afetam as micro e pequenas empresas, ajudando-os a desenvolver políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e promovam um ambiente de negócios mais favorável.
Com 20,9 milhões de pequenos negócios em operação no Brasil em 2024 e responsáveis por oito em cada dez empregos no país, a importância deste segmento não pode ser subestimada. Em Santa Catarina, somente em 2023, foram abertos 217.647 pequenos negócios, conforme dados da Receita Federal apurados pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC.
Para o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, é essencial que a gestão pública esteja alinhada com as necessidades deste setor.
“O Sebrae/SC tem se destacado como um parceiro estratégico dos gestores públicos na formulação de políticas que promovem o crescimento dos pequenos negócios. O Programa Cidade Empreendedora é um exemplo disso, facilitando a desburocratização de processos, ampliando a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas e promovendo metodologias de educação empreendedora. Porém, ainda há muito para ser feito e o papel de prefeitos e vereadores é fundamental nesse processo”, frisa Zanuzzi.
O guia abrange temas fundamentais como Compras Governamentais, Cooperativismo e Crédito, Empreendedorismo Feminino e Diversidade, Empreendedorismo na Escola, Gestão Municipal, Inclusão Socioprodutiva, Inovação, Lideranças Locais, Marketing Territorial, Microempreendedor Individual (MEI), Sala do Empreendedor, Simplificação e Desburocratização, e Sustentabilidade.
Para o Sebrae, as eleições de 2024 representam uma oportunidade de estreitar laços com as prefeituras em todo o país. O objetivo é apoiar candidatos desde a fase de campanha e na elaboração dos Planos de Governo, ajudando a estruturar políticas públicas com uma visão estratégica e socialmente legítima. Após as eleições, o Sebrae pretende solidificar essa parceria, oferecendo suporte contínuo para a gestão municipal.