Os Agentes Locais de Inovação (ALI) da Regional Foz do Sebrae/SC promoveram, no Centro de Inovação – CRIO, em Criciúma, a oficina “Utilização da I.A na Metodologia ALI: do diagnóstico à inovação”. A iniciativa pioneira reuniu agentes da Regional Sul e teve como objetivo fomentar a transformação digital e ampliar o uso de tecnologias acessíveis para qualificar o trabalho das equipes. O encontro, realizado no último sábado (29), contou com amplo aprendizado e atividades práticas sobre a aplicação de recursos avançados de Inteligência Artificial, como o Microsoft Copilot, disponibilizado pelo Sebrae/SC.
Os agentes atuam como facilitadores da implantação da inovação e do aumento de produtividade em pequenos negócios. O conteúdo apresentado trouxe ferramentas, técnicas e exemplos de como a IA pode potencializar todas as etapas da jornada ALI — desde o radar de inovação, análise de dados e priorização de problemas até a construção de soluções, planos de ação e relatórios.
A metodologia é aplicada pelos Agentes Locais da Foz do Itajaí desde o início do segundo semestre. De acordo com o consultor sênior do Programa ALI na Regional Foz e coordenador da iniciativa, Eduardo Alexandre dos Santos, a ação surgiu da necessidade dos próprios agentes de elevar a produtividade. “É a inovação sendo aplicada dentro de um programa de inovação. Isso comprova a importância do que fazemos”, destacou.
A oficina foi marcada pela participação expressiva e pela troca de experiências entre os agentes das duas regionais. A pesquisa aplicada após o evento registrou 100% de satisfação, reforçando a qualidade e o impacto do tema.







