A Secretaria de Estado da Educação lançou um simulador online do Índice de Carência (IC) destinado a estudantes interessados em concorrer a vagas nos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc). A ferramenta permite prever a elegibilidade de cada candidato com base nos critérios estabelecidos para acesso aos benefícios.
“A ferramenta proporciona mais segurança aos estudantes que têm dúvidas sobre seu Índice de Carência e, consequentemente, sobre a possibilidade de serem contemplados com os benefícios. Essa é mais uma mudança fundamental para o aprimoramento dos programas idealizados pelo governador Jorginho Mello”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Os novos editais para o segundo semestre de 2025 dos programas Universidade Gratuita e Fumdesc já estão disponíveis desde segunda-feira (16). As renovações, inscrições e concessões agora ocorrem antes do início das aulas, seguindo cronogramas, critérios e requisitos disponíveis nos sites oficiais dos programas.
Calendário para renovações e inscrições:
Renovações (para estudantes já beneficiados):
De 7 de julho, às 14h, até 11 de julho, às 19h
Período para correções: de 21 a 23 de julho, até às 19h
Inscrições (para novos candidatos):
De 7 de julho, às 14h, até 17 de julho, às 19h
É imprescindível que os estudantes leiam os editais completos e cumpram os prazos estabelecidos. Após o preenchimento do recadastramento ou inscrição, é necessário entregar a documentação comprobatória nas instituições universitárias.
Além do simulador, outras medidas em andamento visam aperfeiçoar os programas, como a ampliação da comissão de fiscalização com a inclusão do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Assembleia Legislativa, Controladoria-Geral do Estado e Polícia Civil. Também foi criado um portal da transparência e implementado um Disque-Denúncias 0800, funcionando de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, para receber denúncias e fortalecer o controle social.