Mais de 1,7 mil profissionais e autônomos do setor turístico participaram, nos dias 26 e 27 de setembro, do curso de Atendimento ao Turista, promovido pelo Senac em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú. A capacitação gratuita integra o programa Selo Turismo Qualificado BC, que busca elevar a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes do município.
O curso, realizado com apoio da Fundação Cultural e do BC Convention, vem sendo ofertado desde 2023 como parte da preparação da cidade para a temporada de verão. Ele é requisito obrigatório para a concessão de licença ao comércio ambulante — válida por um ano — e, para empresas, é essencial na obtenção do Selo Turismo Qualificado, que reconhece excelência no atendimento turístico.
O selo possui três categorias — bronze, prata e ouro — de acordo com o percentual da equipe capacitada e o atendimento aos critérios do programa. Durante a formação, os participantes receberam orientações sobre postura, empatia, comunicação assertiva e técnicas de abordagem, visando oferecer uma experiência acolhedora e profissional aos turistas.
“Ao capacitarmos esses profissionais, eles se tornam mais engajados e fortalecem sua atuação. O impacto direto será um atendimento cada vez mais humanizado, proporcionando ao turista uma experiência de qualidade”, afirmou a professora Ketrin Cirico.
No fim do curso, os participantes receberam certificado, enquanto as empresas que cumprirem os requisitos poderão solicitar o selo nas categorias bronze (10% da equipe), prata (20%) ou ouro (30%).
A professora ainda destacou a adesão expressiva ao programa. “O número de inscritos e a organização do evento mostram o crescente interesse dos profissionais em se preparar para atender cada vez melhor aos visitantes”, avaliou.
O diretor do Senac SC, Fabiano Battisti Archer, reforçou a relevância do setor: “O turismo é um dos três eixos prioritários do Senac, junto com saúde e tecnologia da informação. Em Santa Catarina, esse mercado vem crescendo, atraindo visitantes de maior poder aquisitivo e exigindo trabalhadores cada vez mais capacitados”.
A diretora do Senac Itajaí, Ana Paula dos Santos, destacou que há um leque de oportunidades para a qualificação: “Na gastronomia, hospitalidade e hotelaria, falar espanhol, por exemplo, é um grande diferencial. Além dos cursos tradicionais, desenvolvemos projetos em parceria com empresas e instituições públicas, como este em Balneário Camboriú, que pode ser replicado em outros municípios”.

Aumento da presença de turistas estrangeiros
A qualificação ocorre em meio ao crescimento do turismo internacional no litoral catarinense. Na temporada 2024/2025, estrangeiros representaram 35,2% dos visitantes — o maior percentual desde 2013, segundo a Fecomércio SC.
Os locais de compra mais procurados foram o comércio das praias (38,8%), seguido pelo comércio central (33,4%), shopping centers (14,1%) e ambulantes (13,7%).
Os argentinos lideraram, representando 28,8% dos turistas, seguidos por uruguaios (2,8%), paraguaios (2,3%) e chilenos (0,8%). Em Balneário Camboriú, chegaram a 29,3% do total, enquanto em Florianópolis o percentual atingiu 45,5%.
Além da forte presença, o turista argentino também se destacou pelos gastos, 35% acima da média dos demais visitantes. “O câmbio favorável impulsionou o consumo, especialmente em setores como vestuário, onde foram registradas longas filas de argentinos em lojas e departamentos”, destacou Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC.







