Iniciativa destaca boas práticas em convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do CRAS Bela Vista em Palhoça, foi selecionado como exemplo de boas práticas em nível nacional e representou a região Sul em uma reunião técnica organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Assistência, Família e Combate à Fome, em Brasília.
A equipe responsável pelo serviço é composta por cinco orientadoras sociais e uma técnica de referência. Com atendimento a 28 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, o SCFV estrutura suas atividades em quatro etapas anuais, que abordam temas como: “Esporte e saúde”, “Relações sociais”, “Cultura e arte” e “Meio ambiente”. As ações buscam estimular hábitos saudáveis e promover a interação dos participantes com a comunidade, fortalecendo os vínculos familiares e sociais.
Para a diretora de Proteção Básica, Josiane Cristina da Silva Sant’ana, a participação no evento nacional é motivo de orgulho. “Ter a oportunidade de apresentar nosso trabalho em um espaço tão relevante é uma prova do impacto positivo que temos gerado, e esperamos que essa troca de experiências ajude a aprimorar o serviço tanto em Palhoça quanto em outras localidades”, destacou.
A gerente dos SCFVs, Andréa de Abreu, também expressou sua satisfação: “É uma honra representar Palhoça neste encontro nacional. Estamos entusiasmados em compartilhar nossas experiências e aprender com outros serviços que buscam o mesmo objetivo: fortalecer os vínculos e proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes. Acreditamos que cada troca de conhecimento é um passo em direção a um serviço ainda mais eficaz.”
(Fonte: SECOM PMP/SC / Foto: Divulgação)