O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou, nesta sexta-feira (22), durante o mês em que celebra 56 anos, o Mapa Geológico da Região Sul. O produto integra o Mapa Geológico do Brasil, recentemente atualizado, e representa uma ferramenta essencial para ampliar o conhecimento sobre o território, promovendo pesquisas e valorizando os recursos naturais locais.
O mapa apresenta as unidades estratigráficas do território, acompanhado de um encarte técnico detalhando os principais compartimentos geológicos da região. Além disso, classifica as formações conforme suas eras e períodos geológicos, oferecendo uma visão abrangente da história geológica da região ao longo de bilhões de anos.
O geólogo e coautor do mapa, Gustavo Moreira, destaca que a região abriga a Bacia Sedimentar do Paraná, composta por camadas de rochas sedimentares e basálticas. Essas formações contribuem para o armazenamento de água subterrânea, formando importantes aquíferos, e influenciam o relevo local.
“Servindo de base para esses sedimentos, na região leste do Paraná e Santa Catarina e no centro-leste do Rio Grande do Sul, predominam rochas da Província Mantiqueira, formadas por granitos, gnaisses e rochas metassedimentares de idades neoproterozoicas”, explica Moreira.
Recursos minerais
A região possui significativa presença de carvão na Bacia do Paraná. Outras formações destacam-se por sua relevância econômica: as rochas calcárias da Província Mantiqueira são essenciais para a indústria do cimento, enquanto jazidas de ametistas e ágatas ocorrem principalmente no Rio Grande do Sul. Outros recursos incluem ouro, fluorita, cobre, ferro, estanho e fósforo.
A região Sul também integra parte do Aquífero Guarani, um dos maiores aquíferos porosos do mundo, que se estende pelo Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. O aquífero é fundamental para o abastecimento de água subterrânea e possui grande valor estratégico.
O mapa está disponível na escala 1:2.500.000, nos formatos PDF e JPEG, estruturado em Sistema de Informações Geográficas (SIG). A publicação faz parte da Ação Geologia para Mineração e Desenvolvimento Sustentável, do Programa Mineração Segura e Sustentável, coordenado pelo SGB.