Setor de serviços de Santa Catarina cresce 3,2% em 2025 e supera média nacional

Setor de serviços de Santa Catarina cresce 3,2% em 2025 e supera média nacional

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
setor de serviços Santa Catarina 2025,crescimento econômico SC,IBGE serviços 2025,Jorginho Mello serviços,Silvio Dreveck,serviços profissionais SC,serviços de informação SC,economia catarinense,desemprego em Santa Catarina,investimento privado SC,Pronampe SC,consumo de serviços SC,serviços prestados às famílias SC,transporte SC,competitividade econômica,média nacional serviços,crescimento regional

O setor de serviços de Santa Catarina encerrou 2025 com crescimento de 3,2%, segundo dados do IBGE divulgados em 12 de fevereiro. O resultado reflete o aumento da renda e do consumo das famílias e empresas, superando a média nacional, que registrou alta de 2,8%.

O governador Jorginho Mello destacou a simplificação de processos como fator determinante para o desempenho positivo. “O Governo do Estado está facilitando a vida do empreendedor, desburocratizando a abertura de empresas, não aumentando impostos e garantindo crédito por meio de programas como o Pronampe SC. Isso estimula a criação e o crescimento de novos negócios, especialmente no setor de serviços, que compõe grande fatia da economia catarinense”, afirmou.

Com esse resultado, Santa Catarina liderou o crescimento no Sul do Brasil, à frente de Paraná (3%) e Rio Grande do Sul (-4,4%), e superou estados como Rio de Janeiro (1,7%), Espírito Santo (1,2%) e Minas Gerais (0,2%).

Serviços profissionais e de informação impulsionam crescimento

O avanço catarinense foi puxado principalmente pelos segmentos de serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 5,8%, e de serviços de informação e comunicação, com crescimento de 5,1%. Outros segmentos, como serviços prestados às famílias (2,9%) e transportes (1,9%), também registraram aumento. Já o segmento de outros serviços teve queda de 1,3%.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, destacou a competitividade e o mercado de trabalho do estado: “Santa Catarina possui a menor taxa de desemprego do país, de apenas 2,2%, e recebe muitos investimentos privados. Isso impulsiona sobretudo o consumo de serviços. Os números mostram que o estado é diferenciado e constantemente acima da média nacional. Pelo trabalho e pela cultura empreendedora, somos um exemplo para o Brasil e para o mundo”.

Relacionados