Show “Rezo” encerra turnê da PNAB com apresentação gratuita em Navegantes

Show “Rezo” encerra turnê da PNAB com apresentação gratuita em Navegantes

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
show Rezo,cultura popular feminina,turnê PNAB

O espetáculo musical “Rezo”, inspirado em manifestações populares catarinenses, será apresentado em Navegantes, no dia 1º de agosto (sexta-feira), às 15h, no CEU das Artes (Rua Ver. José Flávio Soares, 135 – Nossa Senhora das Graças). Com entrada gratuita e acessibilidade em libras, o show marca o encerramento da circulação contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que teve início em junho e passou por outras três cidades de Santa Catarina.

Embora essa turnê termine em Navegantes, o trio formado por Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira seguirá se apresentando em outros municípios por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

O espetáculo celebra a cultura popular e os saberes femininos, reunindo canções autorais e de domínio público em arranjos que evocam manifestações tradicionais como o terno de reis, boi de mamão, capoeira, ratoeira e catumbi. Com direção musical da cantora e compositora Ana Paula da Silva, o show vem emocionando plateias por onde passa.

Rezo é como uma reza coletiva — feita de memórias, vozes e afetos. O público tem recebido o espetáculo com muito carinho. É uma troca potente, pois este trabalho nos conecta com as pessoas e com as nossas raízes”, afirma Bárbara Kristensen, musicista e idealizadora do projeto.

O projeto “Rezo — Patrimônios Imateriais por Santa Catarina” é realizado com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, e executado pela Fundação Catarinense de Cultura, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.

Antes da apresentação principal, às 13h45, também no CEU das Artes, o trio realiza a atividade “Experimentação Artística”, com apresentação de composições e bate-papo com o público sobre processos criativos, cultura popular e tradições orais femininas. A entrada também é gratuita. Esta ação é contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo SC 2023, com recursos do Governo Federal, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

O trabalho teve início em 2021, quando Bárbara e Natália iniciaram uma pesquisa de repertório focada em cantigas populares e tradições orais femininas. No mesmo ano, apresentaram um pocket show durante o Festival Semente Boa, em Navegantes, e participaram da residência artística Projeto Cangoma, aprofundando os estudos sobre manifestações culturais brasileiras protagonizadas por mulheres.

Em 2022, Marcela se juntou ao grupo, trazendo instrumentos de corda e contribuindo para a criação de arranjos e composições autorais. Desde então, as artistas seguem desenvolvendo um trabalho que valoriza saberes ancestrais e patrimônios imateriais.

show Rezo,cultura popular feminina,turnê PNAB show Rezo,cultura popular feminina,turnê PNAB

show Rezo,cultura popular feminina,turnê PNAB

Relacionados
plugins premium WordPress