As musicistas Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira iniciam uma nova temporada de apresentações com a circulação do show “Rezo” por cinco cidades de quatro mesorregiões de Santa Catarina. A turnê começa em Imbituba, nesta sexta-feira (25), e segue para Florianópolis no sábado (26). Em agosto, o projeto passará por Joinville (13), Balneário Camboriú (16) e Canelinha, em data ainda a confirmar. Todos os espetáculos são gratuitos e contam com acessibilidade em Libras.
Inspirado nas tradições populares e saberes femininos transmitidos oralmente, o show “Rezo” é fruto do álbum homônimo do trio, com direção musical da joinvilense Ana Paula da Silva. A iniciativa valoriza a diversidade cultural catarinense, destacando manifestações como a capoeira, o terno de reis, o catumbi, o ofício das benzedeiras e a ratoeira — práticas que integram o patrimônio imaterial do estado.
O projeto teve início em 2021, a partir da pesquisa de Bárbara e Natália sobre cantigas populares e tradições orais protagonizadas por mulheres. Em 2022, com a chegada da violonista Marcela Backer, o grupo passou a desenvolver arranjos e composições autorais que deram origem ao disco. Desde então, o trio atua em um processo contínuo de valorização da cultura popular e protagonismo feminino.
“Rezo é um convite para olharmos para as raízes que moldam nossa identidade. As tradições que celebramos atravessam gerações e guardam saberes essenciais da nossa cultura. Ao trazê-las para o palco, ressaltamos a força das mulheres na preservação desses patrimônios imateriais e ampliamos a representatividade feminina na música — também por meio das artistas convidadas que se somam a nós nos shows”, afirma Bárbara Kristensen, proponente do projeto.
O show é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), via Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.
Sobre as artistas
Bárbara Kristensen é musicista, mestra em Educação (IFC, 2023), percussionista formada pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí, educadora desde 2002 e produtora cultural desde 2008. Autora do livro Capoeira Afinada e produtora do disco Sons da Capoeira – Ecos de Santo Amaro, integra os projetos Cangoma, Ecos de Santo Amaro e Ayomidê, além de atuar como consultora em cultura no consórcio CIM-AMFRI desde 2021.
Marcela Backer é compositora, arranjadora, violonista, professora e produtora cultural. Mestre em Música pela UDESC, possui licenciatura e bacharelado em Música com ênfase em violão. Fundadora do Duo Backer, tem dois discos lançados — um deles entre os 100 melhores da música brasileira de 2014 — e é autora do livro infantil Ukule… o quê?, além de idealizadora do musical A Modernista.
Natália Pereira é cantora, compositora e produtora cultural. Formada em Canto e especialista em Educação Musical, atua na Cia Experimentus Teatrais desde 2015. É idealizadora do Festival Cultura Popular – Formação e Partilha, além de autora do livro Cantigas do boi de mamão catarinense e criadora da plataforma Memorial Arnoldo Cueca, em homenagem a seu avô, o mestre popular Arnoldo Cueca.
Agenda de apresentações
Imbituba – 25 de julho (sexta-feira), às 19h, na Biblioteca Pública Cônego Itamar Luiz da Costa (Rua Nereu Ramos, 326 – Centro)
Florianópolis – 26 de julho (sábado), às 18h30, no Espaço Pedro Saraiva de Cultura (Rua Bico de Lacre, 223 – Cacupé)
Joinville – 13 de agosto (quarta-feira), às 19h30, na Casa de Cultura Fausto Rocha Júnior (Rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu), com participação de Ana Paula da Silva
Balneário Camboriú – 16 de agosto (sábado), às 20h, no Teatro Municipal Bruno Nitz (esquina com Avenida Central, Rua 300), com participação de Rafaela Backer e Caroline Levien
Canelinha – Data e local a confirmar