Ministro Silveira sobre falta de energia na madrugada: “Restabelecimento rápido demonstra robustez do sistema”

Ministro Silveira sobre falta de energia na madrugada: “Restabelecimento rápido demonstra robustez do sistema”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
apagão 2025,ONS energia,Alexandre Silveira MME,incêndio subestação Paraná,restabelecimento energia Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrada durante a madrugada em 13 estados e no Distrito Federal foi um episódio pontual e que o rápido restabelecimento do serviço comprova a robustez do sistema de transmissão nacional.

“Não é falta de energia. Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia”, explicou o ministro, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.

De acordo com nota divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ocorrência teve início com um incêndio em um reator da subestação de Bateias, no Paraná. Em até 1h30min, o fornecimento foi plenamente restabelecido nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e em até 2h30min no Sul do país.

Sistema robusto e resposta imediata

Para Silveira, a pronta resposta do sistema demonstra a capacidade de articulação e reação do Governo Federal.

“Imediatamente fomos acionados. Acionamos o Grupo Especial de Resposta Rápida, que envolve o ONS, a ANEEL, o Ministério de Minas e Energia, o Secretário Nacional de Energia e o Presidente do ONS. Em uma hora e meia restabelecemos quase 100% dos estados. É a demonstração da robustez da transmissão nacional”, destacou o ministro.

Silveira reforçou que o episódio não está relacionado a escassez energética, como ocorreu nos apagões de 2001 e 2021.

“Temos muita energia. Inclusive, robustecemos o sistema de transmissão com R$ 70 bilhões em novas linhas contratadas. É uma situação totalmente diferente dos apagões do passado”, ressaltou.

Investigação e aperfeiçoamento

O ministro informou que um Relatório de Apuração de Perturbação será aberto para identificar as causas exatas e eventuais melhorias necessárias.

“Reúne-se o comitê de monitoramento do setor elétrico, como acontece na aviação, para que possamos fazer correções, modernizar ainda mais e prevenir novos problemas”, explicou.

Programa Bom Dia, Ministro

A entrevista foi concedida ao programa “Bom Dia, Ministro”, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa veículos como Rádio Nacional de Brasília, Rádio Amazônia, Correio do Povo (RS), Rádio Bandeirantes (SP), Rádio Sociedade (BA), Rádio BandNews (MG) e Rádio 98 FM (MG).

Relacionados
plugins premium WordPress