Iniciou na noite desta quarta-feira, 21 de fevereiro, a 4ª turma do curso gratuito de Costura Industrial, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), que nesta edição formará 26 novos costureiros.
O projeto social faz parte do programa “Costurar está na moda” que além do Sindivest, conta com a parceria da Câmara Têxtil da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), onde as aulas são realizadas.
O curso é 100% prático, com a grade curricular desenvolvida pelos próprios diretores de empresas do segmento. Para as aulas, os estudantes recebem matérias-primas e peças talhadas para o desenvolvimento de seus protótipos. As aulas acontecem no período noturno, com a duração de dois meses, totalizando 60 horas. A formatura desta turma está prevista para o dia 24 de abril.
Qualificação
A presidente do Sindivest, Onésia Liotto, explica que o propósito da formação é trazer aperfeiçoamento para o setor, a partir de profissionais qualificados. “É uma oportunidade para os alunos, que buscam desenvolvimento profissional, mas também para o setor têxtil, que vive em uma eterna busca por profissionais. Nossa região possui muitas ofertas de emprego, então esse curso é muito importante para preparar e direcionar novos profissionais ao mercado”, destaca a presidente.
Para a moradora de Guabiruba, Alessandra Tosi Münch (32), o curso vem para realizar um sonho: ser costureira. “Sempre tive muita vontade de aprender a costurar, desde muito nova sempre gostei, mas como não tinha ninguém no ramo de costura na família ficou difícil aprender”, conta.
O primeiro contato com a área aconteceu quando uma vizinha a ensinou a fazer caseado e pregar botão. A experiência aumentou a sua vontade de aprender a costurar. “Quero ser uma costureira que não faça apenas o serviço por fazer, mas sim que entenda como fazer, da concepção até o acabamento. Quero fazer esse curso há bastante tempo, porque você já sai com prática. Quando apareceu essa oportunidade fiquei muito feliz, porque é algo que eu sempre quis”, afirma.
O morador de Brusque, natural de Diamantina (MG), Fábio Henrique Ferreira (31), busca com essa oportunidade uma transição de carreira, atualmente ele atua no ramo de marcenaria, mas sonha um dia ter a sua marca própria na área da Moda. “O que me motivou foram as experiências novas e uma transição de carreira pela ideia de que ninguém vive sem Moda. Sempre terão pessoas para usar as peças”, comenta ele, que se interessa pelo ramo da alfaiataria não tradicional e streetwear.
Próxima turma
Por ser ofertado gratuitamente, o curso de Costura Industrial do Sindivest possui bastante procura. Quem tiver interesse em participar da 5ª turma, que será ainda neste ano, ainda sem data definida, pode entrar na lista de espera através deste link: https://app.higestor.com.br/