Startup Weekend Construtech Itapema discutiu os desafios da cadeia da construção civil

Startup Weekend Construtech Itapema discutiu os desafios da cadeia da construção civil

Facebook
Twitter
LinkedIn

Foram mais de 54 horas de atividades práticas para estruturar e construir o seu próprio modelo de negócio. Realizada pela segunda vez em Itapema, a edição deste ano do Startup Weekend – evento criado e mantido pela aceleradora americana Techstars, levou o tema Construtech, voltado a empresas inovadoras criadas para atender os desafios da cadeia da construção civil. Após um final de semana intenso, o projeto H-UP, teve a sua ideia reconhecida como primeira colocada, com um dispositivo eletrônico que comprova que o funcionário está utilizando o cinto de segurança, evitando acidentes de trabalho por queda de altura.
A ConstruList, plataforma para avaliação e certificação de qualidade de fornecedores ligados a cadeia da construção civil, conquistou a segunda colocação. E com o terceiro lugar, ficou a Trinca Ferro, solução para facilitar a negociação de insumos de ferro nas obras entre construtoras e sucateiros. A plataforma rECOnstruir, que faz a gestão e agiliza a coleta de resíduos da construção civil, foi premiada com menção honrosa. Além de todo o aprendizado, as equipes reconhecidas receberam troféus personalizados, acesso a benefícios e a ingressos para participação em eventos voltados ao tema de empreendedorismo, tecnologia e inovação.
A 2ª edição do Startup Weekend Itapema envolveu cerca de 90 pessoas, entre participantes, equipe organizadora e mentores. Durante a dinâmica, foram
montadas 8 equipes – entre 6 e 10 integrantes, começando na sexta-feira (15), com uma ideia do zero. Com a jornada de conteúdos, mentorias e facilitação, chegaram no domingo (17), com um potencial negócio inovador estruturado para apresentar para uma banca de jurados. O evento foi realizado em uma super infraestrutura preparada na nova sede do Sicredi Vale Litoral SC.
Uma das participantes do Projeto H-UP, descreveu a experiência como as 54 horas mais desafiadoras. “O Startup Weekend Itapema é um divisor de águas na vida de qualquer um. Um evento que proporciona conhecimento, conexão e nos mostra que é possível sonhar. Saber que existe uma comunidade aqui na região que nos incentiva a transformar nossas ideias em realidade é indescritível. E o mais bacana que é apenas o começo de uma jornada incrível”, completa Oriana.

Manoella Santos Rodrigues, voluntária na organização do evento, enfatizou que nesta edição os voluntários, além de serem de diversas áreas de atuação, trabalharam intensamente por três meses para poder entregar uma jornada única e especial para cada participante. "Foi intenso, empolgante e altamente representativo, visto que 48% das participantes foram mulheres e mais gratificante ainda por 6 dos 8 pitches finais serem apresentados por elas, o que mostra que não existe mais barreiras para as mulheres no mercado de trabalho", comemora.
Manoella salienta que nas próximas semanas será realizado um Pós-Evento Startup Weekend Construtech Itapema 2024. “Vamos apresentar o impacto desta edição, acompanhar qual visão das equipes e suas ideias desenvolvidas e divulgar a data e equipe envolvida na organização da edição em 2025”, finaliza.
O Startup Weekend tem como objetivo auxiliar futuros empreendedores da região a acelerarem o crescimento de novos negócios com a mentalidade de startup, capacitando todos os participantes na construção de um modelo de negócio sustentável que será lançado no mercado. É um evento dinâmico e focado em execução, com tarefas práticas para você validar a sua ideia de negócio e aprender o passo-a-passo para decolar uma startup.

ORGANIZAÇÃO
O Startup Weekend Itapema é organizado de forma voluntária pela comunidade de startups de Itapema e região Costa Valley, sem fins lucrativos e tem como apoiador em Santa Catarina o Sebrae Startups – que conta com mantenedores estaduais .AWS, Lab 365 Senai, Ailos, Zoho, 49 Educação, Bossanova, Investidores VC, Invisto, Koerich Lab, Questum, Senior Sistemas,
Silva, Santana & Teston Advogados, Tiflux, Zendesk
Essa edição teve como apoiadores regionais também o Sicredi Vale Litoral SC, WF Construtora e Incorporadora, Gráfica Cópia e Cia Itajaí Stay Hotel, HMAX, Copia & Cia Itajaí, Tá na Mão 24h, Prowings Sistemas, 2A Invest, Christino & Simon Advogados, Uninter, Prefeitura de Itapema através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, além da parceria com o Via Litoral Ecossistema de Inovação em Itapema.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress