UBS Ilhota, em Itapema, promove dinâmica especial do Setembro Amarelo com reflexão e música

UBS Ilhota, em Itapema, promove dinâmica especial do Setembro Amarelo com reflexão e música

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Setembro Amarelo Itapema,UBS Ilhota saúde mental,campanha prevenção suicídio

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Ilhota, em Itapema, realizou nesta quinta-feira (11) uma programação especial em alusão à campanha Setembro Amarelo. Os agentes comunitários de saúde organizaram o grupo de saúde mental com a dinâmica “Explosão de Sentimentos”, em que os participantes estouravam balões contendo palavras como “insegurança” e “medo”, simbolizando o desejo de superar essas emoções. O encontro foi encerrado com um momento de cantoria, reforçando como a música pode aliviar as dificuldades do dia a dia.

A iniciativa integra uma série de atividades promovidas pelo município ao longo de setembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde mental, oferecer suporte emocional e estimular hábitos que favoreçam o bem-estar.

A programação inclui palestras em escolas municipais conduzidas pela diretora de Saúde Mental e enfermeira especialista em psiquiatria, Maria Vanessa de Melo, além de encontros em parceria com a Guarda Municipal, grupos de conversa, rodas de debate abertas ao público e capacitações voltadas a profissionais de saúde.

A comunidade também poderá participar de ações práticas, como grupos de apoio ao tabagismo, rodas de conversa nas UBSs, caminhadas, alongamentos e atividades físicas. Em apoio à campanha, a sede da Prefeitura e a Casinha Verde receberam iluminação amarela, simbolizando a valorização da vida e o cuidado com a saúde emocional.

Setembro Amarelo Itapema,UBS Ilhota saúde mental,campanha prevenção suicídio Setembro Amarelo Itapema,UBS Ilhota saúde mental,campanha prevenção suicídio

Outro destaque será o Baile dos Grupos de Saúde Mental e Hiperdia, marcado para o dia 26 de setembro na UBS Ilhota, que reunirá a comunidade em um momento de integração e acolhimento.

O encerramento da campanha acontece em 30 de setembro, com uma palestra sobre manejo do suicídio, ministrada pela Dra. Cláudia e direcionada a médicos da Atenção Primária à Saúde (APS), especialistas em saúde mental e equipes do CAPS.

Relacionados
plugins premium WordPress