Esta sexta-feira (3) marca o último dia da ação de matrículas descentralizadas do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) Deputado Doutel de Andrade, em Balneário Camboriú. O atendimento ocorre em dois Centros Educacionais Municipais (CEMs), facilitando o acesso de jovens e adultos que desejam retomar os estudos.
As matrículas podem ser realizadas nos seguintes locais:
- CEM Presidente Médici – Bairro das Nações, das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30;
- CEM Alfredo Domingos da Silva – Bairro São Judas Tadeu, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A iniciativa tem como objetivo incentivar pessoas que ainda não concluíram o ensino fundamental a retomarem a trajetória escolar. Estão disponíveis matrículas para os anos iniciais, voltados à alfabetização e ao nivelamento, e para os anos finais, correspondentes do 6º ao 9º ano. Também será realizado o cadastro de interessados nas aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros.
O CEJA é destinado a jovens e adultos que desejam concluir o ensino fundamental, ampliando as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Com base na demanda registrada durante a campanha, a Secretaria de Educação (Seduc) avaliará a abertura de novas turmas descentralizadas para ampliar o acesso à modalidade.
Como realizar a matrícula
Além da ação descentralizada, as matrículas podem ser feitas durante todo o ano letivo na sede do CEJA, localizada na Rua 3020, nº 160, no Centro, desde que o interessado não esteja matriculado na rede regular de ensino.
Quem possuir histórico escolar será encaminhado para a etapa correspondente à sua escolaridade. Já os candidatos que não tiverem a documentação poderão realizar um teste de ingresso para definição da turma adequada.
Para se matricular, é necessário ter mais de 15 anos, residir em Balneário Camboriú e apresentar a documentação exigida.
Documentos para menores de 18 anos
- Cópia da carteira de identidade e do CPF do aluno;
- Cópia do CPF do pai, da mãe ou responsável;
- Histórico escolar ou declaração de frequência;
- Uma foto 3×4;
- Declaração de atualização vacinal;
- Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e da Juventude, quando aplicável;
- Comprovante de residência atualizado ou documentação equivalente conforme exigência da Seduc;
- Protocolo do visto de permanência para famílias estrangeiras;
- Declaração de trabalho, para matrículas no período noturno, conforme critérios estabelecidos.
Documentos para maiores de 18 anos
- Cópia da carteira de identidade;
- Cópia do CPF;
- Histórico escolar ou declaração de frequência;
- Uma foto 3×4;
- Declaração de atualização vacinal;
- Comprovante de residência atualizado ou documentação equivalente prevista pela Seduc;
- Protocolo do visto de permanência para estrangeiros.






