A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi novamente classificada como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com a consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). A 14ª edição do QS Latin America University Rankings foi divulgada nesta quinta-feira, 3.
Ao todo, foram avaliadas 437 universidades de 23 países da América Latina e Caribe. O Brasil é o país com mais universidades ranqueadas, 96 no total, seguido do México, com 63 universidades, e da Colômbia, com 61. Apenas quatro universidades de Santa Catarina figuram na avaliação.
A Universidade de São Paulo (USP) foi a primeira colocada, seguida da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O ranking avalia a produtividade e impacto de pesquisas, empregabilidade, comprometimento do ensino, impacto digital e internacionalização. São utilizados indicadores como reputação acadêmica, reputação do empregador, rede de pesquisa internacional, citações por publicação, publicações por acadêmico e impacto digital.
“Estar novamente entre as melhores universidades da América Latina é mais um presente para celebrarmos os 60 anos da Univali. Essa conquista é reflexo direto de toda a dedicação e o envolvimento de uma grande equipe de docentes, técnicos administrativos e acadêmicos, bem como do esforço institucional para melhorar os indicadores avaliados. A pesquisa tem sido muito importante para que tenhamos essa constância nesse renomado ranking e nesta edição também avançamos bastante na produção de artigo por docente. Estamos muito felizes e orgulhosos do time Univali”, enfatiza o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.