Neste sábado (24 de maio), Itajaí será palco da 4ª edição da Virada Afrocultural, um evento imperdível com 12 horas de atrações culturais gratuitas, das 9h às 21h, ao lado da Sociedade Sebastião Lucas, na rua Getúlio Vargas, bairro Vila Operária.
A programação faz parte da comemoração dos 73 anos da Sociedade Sebastião Lucas, uma instituição histórica e de grande importância para a comunidade afro-brasileira de Itajaí.
Mais do que uma celebração, a Virada Afrocultural de Itajaí é um espaço dedicado à valorização da cultura negra, com destaque para música afro, danças tradicionais, capoeira, gastronomia típica, artesanato afro-brasileiro e intervenções artísticas que fortalecem a identidade cultural local.
A abertura será com capoeira do Mestre Cabeça, seguida de apresentações culturais como o Jordan Dance Show, Grupo Ubuntu, Baque Mulher, Samba de Bárbara e outras expressões artísticas. O evento também contará com a participação do projeto Identidade Brasilis (SESC), com o professor Bento, e um sarau com artistas locais como Hang Ferrero e André Pinheiro.
Durante o evento, o público poderá saborear a tradicional feijoada afro-brasileira, participar de atividades no espaço de recreação infantil, visitar a feira de artesanato afro e curtir uma variedade gastronômica nos food trucks.
A Virada Afrocultural de Itajaí 2025 é promovida com apoio da Fundação Cultural de Itajaí, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Comissão Sebastião Lucas, Conselho da Comunidade Negra de Itajaí e Setorial de Culturas Afro do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Para adquirir o cartão da feijoada, entre em contato:
(47) 99906-0974 – Joca Brito
(47) 98912-1394 – Chico Preto