Introdução ao Polo de Altas Habilidades
Na tarde desta quarta-feira (26), gestores da Secretaria Municipal de Educação de Tijucas realizaram uma visita técnica ao Polo de Atendimento às Altas Habilidades/Superdotação em Balneário Camboriú. O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura e o sistema de funcionamento da unidade, que é uma referência na área.
Conhecendo as Instalações e Estrutura
O polo, mantido pela prefeitura de Balneário Camboriú, conta com uma infraestrutura que inclui sete laboratórios organizados por área de conhecimento. Esses laboratórios são destinados ao desenvolvimento orientado das habilidades dos alunos. Além disso, a unidade possui espaços administrativos e uma sala de exploratória. Nesta sala, as professoras realizam o processo de investigação e cruzamento de dados dos estudantes que são encaminhados pela escola regular.
Metodologia de Trabalho e Teorias Aplicadas
A metodologia de trabalho do polo foi um dos pontos altos da visita. Os gestores de Tijucas tiveram a oportunidade de conhecer os modelos e teorias aplicados, baseados nos estudos de Joseph Renzulli e Howard Gardner, entre outros autores reconhecidos. A metodologia é alinhada com as determinações do Ministério da Educação, garantindo um ensino especializado e de qualidade.
Serviços Oferecidos e Impacto na Comunidade
Atualmente, o polo atende gratuitamente 65 alunos com altas habilidades/superdotação no contraturno escolar. Além do atendimento educacional especializado, a unidade promove ações de capacitação para profissionais da rede pública municipal de ensino e oferece suporte aos familiares dos alunos. Localizado na Rua Brusque, 738 – Municípios, o polo faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Educação.