Em reforma desde outubro de 2023, o Centro de Produção Florestal “Viveiro Mata Atlântica” volta a ter atendimento normal ao público a partir desta terça-feira (6). As obras, finalizadas na segunda (5), deixaram a estrutura com telhado, pisos, portas e janelas novos.
Mudas de árvores nativas podem ser obtidas gratuitamente no local pela população às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. No Viveiro, que fica no Parque Raimundo Malta e produz mudas desde 2003, também são dadas orientações sobre o plantio e informações sobre as plantas. As mudas retiradas pela comunidade devem ser cultivadas em áreas privadas. As espécies são frutíferas, ornamentais, recuperadoras de áreas degradadas ou destinadas à arborização urbana, de pequeno, médio e grande porte. Entre elas, estão quaresmeira, ingá-feijão, ipê e araçá.
Atualmente, o espaço conta com 64 espécies. Em 2023, foram doadas 5,5 mil mudas, de acordo com o Departamento de Fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú. Durante o período de obras, o atendimento ocorreu sob demanda.
O Parque Raimundo Malta está localizado na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122, Bairro dos Municípios (no final da Rua Angelina).