Votorantim realiza palestra essencial sobre prevenção ao abuso infantil em escola de Itajaí

Votorantim realiza palestra essencial sobre prevenção ao abuso infantil em escola de Itajaí

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Maio Laranja,abuso sexual infantojuvenil,prevenção ao abuso infantil,UBS Votorantim,Escola João Paulo II,saúde comunitária,denúncia disque 100,campanha de prevenção,violência sexual infantil,proteção de crianças,estudantes de Medicina Univali,Conselho Tutelar Itajaí,educação contra abuso,palestra em escola,combate à exploração infantil

Como parte da programação da Campanha Maio Laranja, a UBS Votorantim, em parceria com estudantes de Medicina da Univali e a direção da Escola Básica João Paulo II, promoveu uma importante palestra sobre prevenção ao abuso sexual infantojuvenil, nesta quinta-feira (22), no bairro Cordeiros, em Itajaí (SC).

A ação integra o programa de Medicina de Família e Saúde Comunitária, que atua diretamente no acolhimento e atendimento de vítimas de abuso sexual, com foco em educação preventiva e apoio comunitário.

Durante o bate-papo, os acadêmicos abordaram temas como prevenção ao abuso infantil, legislação brasileira, penalidades para abusadores, e a importância da denúncia por meio do Disque 100 – um dos principais canais de proteção a crianças e adolescentes.

“Conscientizar é o primeiro passo para proteger nossas crianças. Estamos levando esse tema à sala de aula para fortalecer o enfrentamento dessa violência silenciosa e cotidiana”, destacou Sonieli Mara do Carmo Ferreira, gerente da UBS Votorantim.

O médico Bruno Buss Gesser reforçou a relevância de aproximar os adolescentes da equipe de saúde:

“Somos nós que estaremos à frente dos atendimentos. É essencial criar vínculo com os jovens para que eles se sintam acolhidos e protegidos.”

Os acadêmicos de Medicina da Univali também compartilharam estatísticas alarmantes:

  • 88% das vítimas de abuso sexual são meninas.

  • Em 85% dos casos, os agressores são familiares ou pessoas próximas, dentro do ambiente doméstico.

“Falar sobre isso em escolas é uma forma poderosa de promoção em saúde e de proteção à infância. O Maio Laranja precisa ser amplamente divulgado”, reforçou Gustavo Tadashi, estudante de Medicina.

A aluna Ana Beatriz Catrinck, da Escola João Paulo II, apontou a importância do debate:

“A conscientização protege. Já vi muitas amigas sofrerem assédio nas ruas. Precisamos falar sobre isso dentro da escola para nos sentirmos mais seguras.”

Denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:

  • Disque 100 (nacional e gratuito)

  • Conselho Tutelar – Centro: (47) 3349-8004

  • Conselho Tutelar – Cordeiros: (47) 3241-2226

  • Plantão Geral: (47) 99945-8674

  • Polícia Militar: 190

  • Guarda Municipal: 153

  • Polícia Civil: 181

  • Polícia Rodoviária Federal: 191

Relacionados
plugins premium WordPress