Wellington Dias destaca avanços na integração entre políticas sociais e economia, com saída de 1 milhão de famílias do Bolsa Família

Wellington Dias destaca avanços na integração entre políticas sociais e economia, com saída de 1 milhão de famílias do Bolsa Família

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Bolsa Família,Wellington Dias,Acredita,Auxílio Gás,políticas sociais

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou nesta quinta-feira, 7 de agosto, durante o programa Bom Dia, Ministro, os avanços do Governo Federal na integração entre políticas sociais e desenvolvimento econômico.

Em entrevistas a rádios e portais de diversas regiões do país, o ministro apontou a saída de quase 1 milhão de famílias do Bolsa Família por aumento de renda, a ampliação do programa Acredita e a reformulação do Auxílio Gás. Ele destacou que, das 1,7 milhão de vagas formais abertas em 2024, 98,8% foram ocupadas por pessoas inscritas no CadÚnico, e 75,5% eram beneficiárias do Bolsa Família.

Segundo Dias, o Bolsa Família está estruturado para garantir segurança e estabilidade às famílias de baixa renda, com retorno automático ao programa em caso de perda de renda. “Entrou no Bolsa Família, só sai para cima. Ultrapassou o valor determinado, sai do programa por ter superado a pobreza, mas não do cadastro. Se perder o emprego, volta automaticamente, sem fila”, afirmou.

O ministro também apresentou avanços do Acredita, que fortalece pequenos negócios e promove autonomia financeira, especialmente entre mulheres. Dos 19 milhões de empreendedores informais no Cadastro Único, 67,8% dos que acessaram o programa são do sexo feminino. Iniciativas como Acredita Urbano e Rural vêm qualificando e financiando trabalhadores e agricultores familiares, com foco em ampliar a classe média e reduzir a pobreza.

No campo, a ampliação do crédito rural por meio do Pronaf e do Agroamigo possibilita financiamentos de até R$ 35 mil, com juros de 0,5% ao ano e desconto de até 40% para quem paga em dia. Já a reformulação do Auxílio Gás deve alcançar até 20 milhões de famílias e integrar medidas de eficiência energética, garantindo mais segurança alimentar e alívio no custo de gás e energia para a população de baixa renda.

O programa Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com participação de rádios de diferentes estados, como Distrito Federal, Mato Grosso, Piauí, Paraná, Bahia, São Paulo, Goiás, Pernambuco e Pará.

Relacionados