A 3ª edição da Feira do Intercâmbio chega a Florianópolis no dia 3 de abril, das 15h às 20h, no Hotel Majestic. O evento, totalmente gratuito, é uma oportunidade imperdível para estudantes, profissionais, famílias e viajantes que desejam viver uma experiência internacional, seja para estudar, trabalhar ou aprimorar um novo idioma. A feira oferece opções de intercâmbio em 15 países, incluindo Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Malta, Nova Zelândia, Argentina, Chile, França, Coreia do Sul, Alemanha, Espanha, Itália e Emirados Árabes Unidos (Dubai).
O organizador da feira, Eduardo Heidemann, explica que o evento desmistifica conceitos comuns sobre intercâmbio. “Muitos acreditam que o intercâmbio exige troca de casas ou que é algo exclusivo para adolescentes, quando, na verdade, há soluções para todas as idades e perfis, incluindo profissionais que desejam dar um salto na carreira, público 50+ e até mesmo intercâmbio em família”, afirma.
A história de Lúcia Vieira, de 73 anos, é um exemplo inspirador. Ela realizou seu sonho de intercâmbio na França aos 56 anos e, desde então, não parou mais. “Fazer intercâmbio é uma experiência ímpar e gratificante. Viajar é se libertar do antes, é um romper, se reinventar, e uma nova forma de enxergar o mundo, a vida”, conta Lúcia, que já viajou para a Itália este ano e planeja novas aventuras.
Outro caso de sucesso é o de Bianca Novaki, 25 anos, que encontrou na Feira do Intercâmbio 2024 a orientação necessária para se tornar au pair em Portland, nos Estados Unidos. “Eu estava procurando por agências e vi que teria o evento do ano passado, foi então que comecei o processo”, relata.
Tendências e destinos em alta
O interesse por intercâmbios no Canadá, Irlanda e Austrália continua forte, mas há um crescimento significativo na busca por destinos na América do Sul, como Chile e Argentina. A Coreia do Sul também ganha destaque, impulsionada pelo interesse na cultura pop do país, especialmente pelos doramas. Heron Akio Hayashi, 28 anos, realizou o sonho de intercâmbio na Coreia do Sul após 12 anos de expectativa. “Foi a melhor viagem da minha vida. Consegui descobrir muitas coisas que nem o que eu assistia me mostrou: a cultura, a culinária, a cidade. Foi transformador para a minha vida”, compartilha.
A Irlanda se destaca por permitir intercâmbios a partir do nível básico de idioma, facilitando o acesso de iniciantes a cursos de curta duração. “Hoje, existem opções para diferentes orçamentos, e muitas vezes um curso no exterior pode ter um custo-benefício mais vantajoso do que no Brasil, devido à imersão e à rapidez no aprendizado”, explica Eduardo Heidemann.
Palestras e dados sobre intercâmbio
Além das oportunidades de intercâmbio, o evento oferece um ciclo de palestras com especialistas, abordando temas como trabalho nos Estados Unidos, ensino médio no exterior, estudo com permissão de trabalho e graduação no exterior.
A pesquisa “Selo Belta 2024” revela que a maioria dos intercambistas é jovem, com destaque para a faixa etária de 25 a 29 anos. O público feminino representa 58,1% dos participantes, e os principais objetivos são conhecer novas culturas, aprimorar um segundo idioma e investir na formação acadêmica ou carreira internacional. Os Estados Unidos seguem como o destino favorito, seguido por Canadá e Reino Unido.