A rede municipal de ensino de Balneário Piçarras está investindo R$ 2,3 milhões na merenda escolar em 2025, garantindo uma alimentação balanceada e nutritiva para os 6,4 mil alunos da cidade. Diariamente, são servidas cerca de 9.750 refeições, elaboradas por uma nutricionista seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desse investimento, 63% são recursos próprios do município, enquanto o restante é proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A Secretaria Municipal de Educação também atende a casos específicos, como alunos com alergias múltiplas, diabetes e restrições alimentares por motivos religiosos. “Os cardápios são elaborados para nutrir e atender a todos de forma igualitária, seguindo a legislação. Também tratamos casos específicos de diabetes, restrições alimentares por alergias e por diversidades religiosas”, explica Sylvia Mariah Lehmkuhl, coordenadora da Alimentação Escolar e Nutricionista Responsável Técnica.
Em 2025, a merenda escolar de Balneário Piçarras inclui novidades como farinha de banana verde, açafrão, suco orgânico e aipim orgânico, reforçando o compromisso com uma alimentação de qualidade. “Isso mostra que estamos no caminho certo, com uma alimentação de qualidade para todos os alunos”, destaca Sylvia.
Os cardápios são disponibilizados no site da prefeitura, onde pais e responsáveis podem consultar as refeições oferecidas em cada unidade escolar. O link direto para acesso é: Cardápio Merenda Escolar.