Com novos investimentos, Santa Catarina amplia suas opções turísticas e apresenta atrações inovadoras no litoral e na serra. Entre as novidades estão um Hard Rock Cafe sobre o mar, um parque aquático com piscina de ondas aquecida, uma tirolesa montanha-russa exclusiva, um mirante panorâmico de vidro e um amplo parque de lazer em Tijucas.
Fevereiro, 2025 – Santa Catarina recebeu em 2024 mais de 6,1 milhões de turistas, sendo 495 mil estrangeiros, um aumento superior a 70% em relação ao ano anterior, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado. Para manter esse crescimento e continuar atraindo visitantes em 2025 e nos próximos anos, investimentos públicos e privados têm impulsionado a construção de novos equipamentos turísticos, tanto no litoral quanto na Serra Catarinense. De parques aquáticos a mirantes panorâmicos, as novas atrações prometem movimentar a economia e fortalecer o estado como referência no turismo de lazer e aventura. Confira cinco grandes novidades:
- Hard Rock Cafe sobre o mar em Itapema
O icônico Hard Rock Cafe ganhará uma unidade em Itapema, sendo o primeiro do mundo construído sobre as águas. Localizado no Píer Oporto, o espaço contará com 1.720 m² distribuídos em três pavimentos, fachada de vidro e estrutura inspirada nas ondas do oceano. A decoração trará referências a ícones do rock, um palco para apresentações ao vivo e uma loja de souvenirs. Com vista 360º para o mar, o empreendimento promete ser um dos endereços mais disputados do litoral catarinense. - Parque das Flores em Tijucas
Parte da primeira fase do bairro-cidade Flores de Sal, em Tijucas, o Parque das Flores será um dos maiores espaços de lazer ao ar livre de Santa Catarina, com 70 mil m² de área verde e um lago de 20 mil m². O local contará com pista de caminhada, playground, três quadras de beach tennis, área pet-friendly e uma seção destinada a food trucks. Pensado para moradores e turistas, o parque tem previsão de entrega junto à primeira fase do Flores de Sal, em 2027, e deve consolidar Tijucas como um polo de turismo e qualidade de vida. - Multiparque: o novo parque aquático de Balneário Camboriú
Com investimento de R$ 200 milhões, o parque aquático Multiparque, inaugurado em novembro do ano passado, já se destaca como uma das maiores atrações turísticas de Balneário Camboriú. O empreendimento ocupa uma área de 40 mil m² e traz a primeira piscina de ondas aquecida de Santa Catarina, além de atrações como os cinco toboáguas da Torre Master, a adrenalina na descida com boia do Maverick, o contemplativo “Rio Lento”, e um dos maiores brinquedos aquáticos infantis do Brasil: o Shake It. Outro ponto alto é a paisagem e a beleza natural das Praias Agrestes de Balneário Camboriú que emolduram o parque, tornando o ambiente ideal para passar um dia inteiro de diversão e descanso, uma oportunidade perfeita para quem quer fugir da correria da cidade. - Tirolesa montanha-russa em Pomerode
O Spitz Pomer, novo parque de aventuras temático de Pomerode, acaba de inaugurar a primeira tirolesa em dupla do Brasil. Com 168 metros de percurso e curvas radicais, a atração permite que duas pessoas desçam lado a lado, trazendo uma nova experiência de aventura para o estado. Além da tirolesa, o parque oferece outras atrações, como Zorb Ball (uma bola inflável gigante que desliza morro abaixo), Tubing com descida de boia a seco com mais de 100 metros e uma mini fazenda com mais de 60 animais. - Mirante de vidro na Serra Catarinense
Localizado na Serra da Boa Vista, em Rancho Queimado, o novo mirante de vidro “ultrapanorâmico” proporciona uma vista deslumbrante das montanhas catarinenses. A estrutura, feita de aço e vidro especial, conta com um elevador panorâmico e um complexo comercial com lojas, restaurante, lanchonete e amplo estacionamento. A expectativa é que o mirante se torne um dos principais pontos de observação da região e atraia turistas em busca de experiências visuais impactantes.
Sobre a Urbani Cidades
Urbani Cidades é uma empresa do Grupo Petrasalis, que também inclui a Petrasalis Empreendimentos, construtora de Itajaí/SC, com obras na Praia Brava e região, e a Morton Capital, que atua no setor de condomínios de armazéns logísticos no litoral catarinense. O Grupo detém fábricas em outros setores, como a Incotex, líder na produção de malhas em rolo e tinturaria do país, e a Refisa, uma das maiores refinadoras de sal do Brasil. Aliás, a história das empresas com gestão e fortes valores familiares teve início com o negócio de representação e fabricação de sal há mais de 35 anos, idealizado pelo casal Luiz e Rose Pereira que, na época, começaram a empreender em Itajaí. Com a posterior estruturação da fábrica de sal na cidade de Imbituba (por conta do porto) e do crescimento do negócio, a família começou a investir em terras, incluindo a Fazenda Santa Helena em Tijucas, onde está sendo construído o Flores de Sal. Ao longo do processo, membros da família se especializaram em negócios voltados à construção, condomínios logísticos e urbanização.