População Pode Realizar Testagem de HIV, Sífilis e Hepatites Virais Nesta Semana

Facebook
Twitter
LinkedIn
HIV,sífilis,hepatites B e C,Univali,Itajaí,Secretaria de Saúde,Diretoria de Vigilância Epidemiológica,prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

Testes Gratuitos na Univali

Nesta semana, a população tem a oportunidade de realizar testes rápidos para o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C de forma gratuita na Univali. A iniciativa começou na segunda-feira (17) e segue até quarta-feira (19), das 9h às 20h, no campus de Itajaí. Essa ação é uma importante colaboração entre a universidade e a Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Procedimento e Segurança dos Testes Rápidos

Os testes rápidos oferecidos são seguros e têm um tempo de espera de aproximadamente 30 minutos para os resultados. Após a testagem, o cidadão recebe o resultado e as orientações necessárias de profissionais capacitados, incluindo enfermeiras, psicólogas, agentes de endemias e técnicas de enfermagem. O local de testagem está situado ao lado do anfiteatro do campus de Itajaí. Para realizar o teste, é necessário apresentar um documento com foto.

Participação dos Estudantes e Impacto da Ação

Essa ação anual na Univali também serve como uma iniciação científica para os alunos da área da saúde, que participam ativamente na aplicação dos testes. Em 2023, foram realizados cerca de 400 testes na universidade, atingindo principalmente um público de jovens e adultos, que são prioritários para as ações de testagem do município.

Palestra Sobre Prevenção

Além dos testes, na segunda-feira (17), a Secretaria de Saúde promoveu uma palestra sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em dois momentos, nos períodos vespertino e matutino. Essas atividades reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para a saúde da comunidade.

HIV,sífilis,hepatites B e C,Univali,Itajaí,Secretaria de Saúde,Diretoria de Vigilância Epidemiológica,prevenção às infecções sexualmente transmissíveis HIV,sífilis,hepatites B e C,Univali,Itajaí,Secretaria de Saúde,Diretoria de Vigilância Epidemiológica,prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.