Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: Histórias de Superação e Apoio na Recuperação

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: Histórias de Superação e Apoio na Recuperação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Dia Nacional de Combate às Drogas,alcoolismo,CAPS AD,Balneário Camboriú,recuperação,dependência química,Ministério da Saúde,Jaraguá do Sul,VIGITEL Brasil 2023,overdose,psicologia,saúde mental,Prefeitura de Balneário Camboriú,Centro de Tratamento,transtorno por uso de substâncias

João* (nome fictício), de 73 anos, tinha uma rotina feliz ao lado do seu cachorro, até que o uso excessivo de álcool começou a afetar sua saúde. Tremores nas mãos e falta de coordenação motora o impediram de continuar suas caminhadas diárias. “Estive na iminência de perder minha companheira e meu lar”, admite o morador de Balneário Camboriú.

A história de João é uma entre milhares de casos de pessoas que sofrem com o alcoolismo e o uso de drogas. Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, data instituída pelo Ministério da Saúde para alertar sobre os danos causados pelo consumo abusivo dessas substâncias.

Em Balneário Camboriú, a Prefeitura oferece suporte no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Foi lá que João buscou ajuda, incentivado pela esposa. Após resistir em admitir o problema, ele foi encaminhado para um Centro de Tratamento (CT) em Jaraguá do Sul. “Os serviços de psicologia e psiquiatria do CAPS AD foram essenciais para minha recuperação”, afirma.

O consumo abusivo de álcool aumentou de 18,4% para 20,8% entre 2021 e 2023, segundo o relatório VIGITEL Brasil 2023. Além disso, o uso de drogas atingiu quase 292 milhões de pessoas em 2022, conforme o Relatório Mundial sobre Drogas.

Pedro*, de 49 anos, começou a usar drogas aos 14 anos por curiosidade e influência de amigos. Após 30 anos de vício e uma overdose que o deixou com 90% de perda de visão, ele buscou ajuda no CAPS AD. “O vício destruiu minha vida, mas hoje sou grato pela equipe que me acolheu com profissionalismo e carinho”, diz.

Atualmente, Pedro é proprietário de uma marca de confecção e cursa o quarto ano de psicologia. “Quero ajudar pessoas que enfrentam a drogadição, assim como eu enfrentei”, emociona-se.

Cuidado e Acolhimento no CAPS AD

CAPS AD de Balneário Camboriú funciona desde 2014 e oferece atendimento para pessoas com transtornos por uso de substâncias como álcoolcocaínacrackmaconha e tabaco. A psicóloga Ana Lúcia Azevedo Dias explica que o objetivo é auxiliar na recuperação e na retomada da qualidade de vida.

“Os prejuízos podem afetar a saúde física, mental, trabalho, renda e relações sociais. Em casos extremos, podem levar à situação de rua”, alerta. Desde sua inauguração, o CAPS AD já registrou 5.293 prontuários, mostrando a importância do serviço.

Onde Procurar Ajuda

  • CAPS AD Balneário Camboriú
    Endereço: 5ª Avenida, esquina com a Rua Curitibanos, s/n – Bairro dos Municípios
    Atendimento: Segunda a sexta, das 7h às 19h
    Telefone: (47) 3261-6216
    WhatsApp: (47) 99143-9995

*Nomes fictícios para preservar a privacidade dos pacientes.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress