Após mais de 32 horas de treinamento, 24 guardas municipais de Balneário Camboriú concluíram, na última quarta-feira (7), o curso de habilitação no uso de fuzil Taurus T4 e Taurus T9. A capacitação foi voltada para o pronto emprego desses armamentos pela tropa da Guarda Municipal.
O curso, iniciado na segunda-feira (5), foi ministrado pelo GM Eduardo Velásquez, instrutor de armamento e tiro credenciado pela Polícia Federal, com a orientação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (CEFAG). Os guardas passaram por aulas teóricas e práticas sobre conceitos de armamento, balística (interna, externa e terminal), montagem e desmontagem de carabinas, e manutenção e manuseio de armas.
Conquista Importante para a Guarda Municipal
Segundo o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann, a habilitação é uma das maiores conquistas da Guarda Municipal de Balneário Camboriú para o ano de 2025. Ele explicou que os fuzis foram doados pela iniciativa privada há mais de três anos, mas estavam parados por falta de habilitação adequada. Agora, com a capacitação concluída, os guardas poderão usar os fuzis de maneira segura e eficiente, aumentando a segurança de moradores e turistas na cidade.
Treinamento Prático e Novos Fuzis em Vista
O curso incluiu diversos exercícios práticos no stand de tiro da Guarda Municipal, como uso de barricadas, contra-emboscada veicular e disparos de precisão, com cada operador realizando ao menos 80 disparos. Além disso, o Secretário anunciou que estão em andamento negociações para adquirir mais fuzis, com o objetivo de expandir a capacidade operacional da Guarda Municipal e melhorar a segurança em Balneário Camboriú.